A Federação Nacional dos Trabalhadores do Poder Judiciário e Ministério Público da União (Fenajufe) entregou um documento ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) solicitando a alteração da Lei nº 8.112/1990 para incluir um auxílio-nutrição destinado a servidores públicos aposentados e pensionistas.
O objetivo é garantir segurança alimentar, acesso a medicamentos e itens de primeira necessidade a essas pessoas, considerando que a fase da aposentadoria exige cuidados especiais e, atualmente, muitos enfrentam perdas financeiras significativas, como a suspensão do abono de permanência e a exclusão do auxílio-alimentação.
A coordenadora-geral da Fenajufe, Soraia Marca, entregou o documento pessoalmente aos secretários do MGI, que demonstraram receptividade à proposta. A Federação também obteve apoio de outras entidades sindicais e já buscou o suporte de órgãos do Judiciário Federal, Ministério Público e outros ministérios do Executivo para a implementação do benefício.
A Fenajufe defende que o auxílio-nutrição não é apenas um benefício, mas a correção de uma injustiça com aqueles que dedicaram suas vidas ao serviço público e que, na aposentadoria, não recebem o apoio necessário.
Marcia Venzel Messis, Coordenadora de Saúde do Trabalhador do Sinditest-PR, e que esteve na Plenária Nacional da Fasubra, destaca que a solicitação partiu da FONASEFE (Fórum Nacional dos Servidores Públicos Federal).