Atos simbólicos marcam o #8M em Curitiba

0

O Sinditest foi uma das entidades participantes e apoiadoras dos atos promovidos no dia de ontem (08) pela Frente Feminista de Curitiba e Região Metropolitana em ocasião do 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Devido ao novo decreto do estado sobre as medidas de prevenção ao COVID-19, houve um realinhamento da organização dos protestos, que aconteceram respeitando todas as recomendações sanitárias e médicas e tiveram como tema a frase “Pela vida das mulheres: Vacina e Auxílio Emergencial Já”.

Em toda a cidade foram colocadas faixas em viadutos e realizadas projeções de palavras de ordem nos edifícios mais altos. No Complexo do Hospital de Clínicas, os cartazes pediam por vacina e respeito à ciência. Estátuas que representam mulheres amanheceram com lenços que simbolizam as lutas femininas. Outra manifestação foi realizada em frente à Prefeitura Municipal, com a entrega ao Prefeito de um documento com as reivindicações de políticas públicas para mulheres – o mesmo ocorreu na Casa da Mulher Brasileira. Em torno de 1200 marmitas foram distribuídas para a população de rua no Centro de Curitiba, nas Praças Rui Barbosa e Tiradentes, assim como nas demais comunidades carentes do município, entre elas o Parolin. Além disso, uma live sobre “Mulheres e as violências na pandemia: auxílio emergência, vacina e exclusão” foi realizada no início do mês, no dia 04, outra, com o tema “Branquitude”, está prevista para o dia 18 de março.

“Vivemos um momento muito complicado, de muita tristeza e descaso com a vida, sobretudo das mulheres, que são sempre as mais prejudicadas. Neste ano tivemos que usar a criatividade e nos manifestarmos de um modo que fosse seguro para todas, mas nem por isso o peso do nosso protesto foi reduzido. Saímos, enquanto mulheres, fortalecidas desse 8 de março, mais dispostas a lutar e conquistar os nossos direitos”, afirma Rosaninha Silva, coordenadora-geral do Sinditest. Ela finaliza: “que no ano que vem possamos voltar às ruas, com saúde, segurança e vacina!”.

Confira abaixo as fotos do #8M em Curitiba:

Compartilhar.

Autor

Assessoria de Comunicação do Sinditest-PR

Comments are closed.

X