Ato em defesa do Piso Nacional da Enfermagem

O Sinditest-PR convoca toda categoria a participar do Ato em Defesa do Piso Nacional da Enfermagem, que será realizado nesta sexta-feira (09), na Praça Alfredo Andersen, em frente ao Hospital Evangélico Mackenzie, às 11h. O Ato é convocado pelo Fórum Nacional e Estadual da Entidades Representativas da Enfermagem, do qual o Sinditest-PR faz parte, e tem por objetivo a mobilização de todas as trabalhadoras e trabalhadores da enfermagem em defesa do Piso Nacional, conforme a Lei 14.434/22, de autoria do Senador Fabiano Contarato (PT).

Desde a aprovação, os ataques ao Piso Nacional não pararam de acontecer. Após a sanção presidencial, Bolsonaro vetou o artigo da lei que estabelece o reajuste anual do piso conforme o índice do INPC. Um duro ataque às garantias de data base para a categoria que sofre todo ano quando há reajustes, muitos desses abaixo dos índices da inflação. O Congresso Nacional tem o prazo de 30 dias para derrubar o veto presidencial.

Não satisfeitos, a entidade patronal Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos e Serviços (CNSaúde), impetrou uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) com o objetivo de questionar a Lei 14.434/22. Como se não bastasse explorar as trabalhadoras da saúde em todo o período recente de pandemia, a patronal ainda questiona o Piso Nacional que há décadas a enfermagem lutou para conquistar.

No domingo (04), o Ministro Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), não aguardou chegar segunda-feira, dia de pagamento da maioria das trabalhadoras da enfermagem, para entrar com uma liminar suspendendo o Piso Nacional. Atendendo assim, às “alegações” da entidade patronal sobre uma possível onda de “demissões em massa” com a nova lei.

Neste contexto, convocamos a categoria a participar do Ato Nacional em defesa do Piso Nacional da Enfermagem. O Sinditest-PR sempre na luta, junto com a categoria, tem participado ativamente dessa luta e estará apoiando o Ato Nacional.

PELA IMPLEMENTAÇÃO IMEDIATA DA LEI 14.434/22
PELA DERRUBADA DO VETO DE BOLSONARO
PELO DERRUBADA DA ADIN PATRONAL
PELA VALORIZAÇÃO DAS TRABALHADORAS DA SAÚDE E DO SUS
JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!