Assembleia da UNILA elege representantes da categoria na CAPAacad e na CAPAadm

Técnicos e técnicas da UNILA participaram ontem (18) da assembleia virtual convocada pelo Sinditest. Durante a reunião, conduzida pelo coordenador sindical Warner Lucas, o coletivo de trabalhadores e trabalhadoras da instituição discutiu questões pertinentes ao período especial 🧑‍💻, com aprovação da pauta de negociação sobre trabalho remoto, ensino remoto e teletrabalho com a Reitoria. Na oportunidade, foram eleitos ainda os representantes da categoria nas comissões constituídas para discutir o retorno ao trabalho. Solange Bonomo Assumpção e Patrícia Queiroz representarão os TAEs na CAPAacad e Rômulo Bassi na CAPAadm – nesta última, Heberty Amaral e Warner Lucas participarão como ouvintes autorizados pela Universidade.

“Foi uma assembleia bem deliberativa. Elegemos novos delegados de base, os técnicos Heberty Huilton Amaral e Cesar Augusto Ramos, e também definimos aqueles que participarão das outras comissões. Os trabalhadores da UNILA estão cada vez mais organizados, conscientes dos seus direitos e dispostos a exigir que a gestão ofereça condições dignas de trabalho, seja em casa ou na instituição”, afirma Warner.

Vitória dos TAEs na COSUEN

A Comissão Superior de Ensino (COSUEN) aprovou, na última sexta-feira (14), as regras para o ensino remoto especial. O direito dos técnicos da Universidade foi assegurado pela inserção do artigo 4º, que prevê que os servidores docentes e os técnico-administrativos que atuarem diretamente nas atividades de ensino no âmbito do Período Especial Emergencial não sofrerão penalidade funcional ou administrativa em seu desfavor por parte da Administração da UNILA, em virtude da impossibilidade de realizar suas atividades do contexto da pandemia.

Esta é uma vitória da categoria, que não estava incluída na primeira versão da minuta. “Mais uma vez os representantes dos técnicos no COSUEN, Rômulo Bassi e Pedro Lovain, fizeram valer a nossa voz. Essa é uma conquista política muito importante, visto que esse documento, tão importante para toda a comunidade acadêmica, não contemplava os TAEs”, explica o coordenador sindical.

O calendário proposto pela comissão será analisado também pelo Conselho Universitário (CONSUN), em reunião agendada para o dia 28 de agosto.