Assembleia ratifica defesa dos trabalhadores da Funpar pelo Sinditest-PR

Na manhã desta quinta-feira (23), os trabalhadores da Funpar lotados no Hospital de Clínicas (HC-UFPR) se reuniram em uma assembleia geral extraordinária, convocada pelo Sinditest-PR em conjunto com o Sindicato dos Empregados em Entidades Culturais Recreativas, de Assistência Social, de Orientação e Formação Profissional no Estado do Paraná (Senalba-PR).

A reunião deliberativa esclareceu questões sobre o impasse relativo à representação sindical da Funpar. O debate era urgente e necessário para se assegurar uma prioridade do Sinditest-PR e de todos os trabalhadores: a efetivação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2019-2020 e a luta pela manutenção dos empregos.

A negociação das cláusulas do documento já está em curso, sob a responsabilidade da comissão que foi eleita pela própria categoria.

O ponto central da assembleia foi garantir que o ACT seja reconhecido sem margens para questionamentos, oferecendo segurança jurídica para todos os trabalhadores que serão abrangidos pela negociação.

Assembleia ratifica defesa dos trabalhadores da Funpar pelo Sinditest-PR

A reunião deliberativa que aconteceu ontem (23), esclareceu questões sobre o impasse relativo à representação sindical da Funpar. O debate era urgente e necessário para se assegurar uma prioridade do Sinditest-PR e de todos os trabalhadores: a efetivação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2019-2020 e a luta pela manutenção dos empregos. Confira a reportagem para saber mais detalhes: https://www.sinditest.org.br/assembleia-ratifica-defesa-dos-trabalhadores-da-funpar-pelo-sinditest-pr/

Posted by Sinditest-PR on Friday, May 24, 2019

Com esse propósito em mente, os participantes da assembleia por consenso decidiriam que a composição da comissão obreira seja complementada por um representante da diretoria do Sinditest-PR e outro do Senalba-PR, que irão participar de todo o processo daqui em diante.

Para o coordenador do Sinditest-PR, Daniel Mittelbach, a decisão foi uma vitória para os trabalhadores e para o sindicato, que vem desempenhando historicamente a defesa dos direitos de todos e todas que atuam na Funpar.

“A assembleia de hoje foi um sucesso. Conseguimos dar os encaminhamentos necessários para garantir a celebração do Acordo Coletivo. O Sinditest-PR se colocou mais uma vez na defesa histórica dos trabalhadores da Funpar — de seus empregos, das condições de trabalho, da melhoria contínua dos processos de trabalho e no combate ao assédio moral dentro do hospital”, explicou Daniel.

Os trabalhadores também conheceram as propostas apresentadas pela nova diretoria do Sinditest-PR:

• Manter a organização histórica dos trabalhadores da Funpar junto ao Sinditest-PR, buscando os meios legais e políticos para garantir a negociação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2019-2020;
  • Defender a pauta histórica de manutenção dos empregos da Funpar, com a divulgação de todas as informações relativas ao tema;
  • Combater o assédio moral e defender a melhoria contínua das relações de trabalho no HC;
  • Realizar o Congresso de Reforma Estatutária para reparar o erro histórico, defendendo a inclusão da Funpar no estatuto.

Representação sindical além da questão jurídica

O Sinditest-PR apresentou todos os detalhes das decisões da Justiça que atribuem a representação sindical dos trabalhadores da Funpar ao Senalba-PR. No início da assembleia, o sindicato entregou um informativo a todos os presentes, com um panorama detalhado de toda a situação.

As dificuldades enfrentadas neste momento são fruto de decisões equivocadas tomadas pela gestão da época antes e durante a reformulação do estatuto, o que acabou deixando de fora os trabalhadores da Funpar.

Agora, os trabalhos estão sendo construídos para assegurar a permanência da relação histórica de luta, mobilização e conquistas que existe entre o Sinditest-PR e os funcionários da Funpar.

De acordo com o presidente do Senalba-PR, Marcelo dos Santos, a entidade também está comprometida com esse propósito. “O princípio número um do sindicalismo é a solidariedade. Já houveram muitas conquistas pelo Sinditest-PR que precisam ser valorizadas e há uma cultura de organização junto à esse sindicato que tem que ser mantida, acima de qualquer decisão judicial”, destacou.

O Sinditest-PR irá lutar em todas as vias possíveis para garantir que os trabalhadores da Funpar sejam protegidos e tenham uma representação forte, capaz de promover os enfrentamentos necessários para defender os postos de trabalho da categoria e um ACT que preserve e amplie os direitos.

Confira aqui a galeria de fotos da Assembleia.

Fonte: Sinditest-PR