Assembleia Geral do Sinditest-PR define próximos passos da luta dos TAEs

Na manhã desta sexta-feira (4), os servidores técnico-administrativos de toda a base se reuniram na Assembleia Geral do Sinditest-PR, realizada no pátio da Reitoria da universidade.

O início da assembleia foi reservado para uma análise da delicada conjuntura política brasileira, especialmente no que se refere aos direitos dos servidores públicos da educação.

Os TAEs e a diretoria debateram as dificuldades que a comunidade acadêmica está enfrentando com os cortes orçamentários impostos pelo Ministério da Educação (MEC) às universidades. Em consenso, denunciaram o processo de desmonte deliberado da educação superior pública do Brasil.

Os retrocessos representados pelo programa Future-se também foram debatidos. Se for aprovado, ele vai institucionalizar péssimas condições de trabalho, diluir o tripé ensino-pesquisa-extensão e atingir frontalmente a autonomia universitária das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes).

O Decreto 9.991/2019 que, entre outras coisas, restringe e dificulta o acesso dos TAEs para a licença capacitação e afastamento pra mestrado e doutorado, também foi um dos pontos de pauta.

Assembleia Geral do Sinditest-PR define próximos passos da luta dos TAEs

📌 A Assembleia Geral foi palco para o debate sobre os próximos passos da luta contra o Future-se, os cortes orçamentários e o decreto que dificulta o afastamento dos servidores. Confira os encaminhamentos:

Posted by Sinditest-PR on Monday, October 7, 2019

Encaminhamentos

Como encaminhamento, a categoria decidiu por não construir a greve por tempo indeterminado nesse momento e pela não adesão da Fasubra à campanha “Fora Bolsonaro e Fora Mourão”.

Com relação ao Decreto 9.991/2019, a categoria decidiu pelo envio do ofício com o parecer da Universidade de Brasília (UnB) para as reitorias solicitando que não se cumpra o prazo dado pelo governo para a apresentação do PDP e que a categoria seja envolvida no processo da elaboração do plano.

Além disso, a assembleia definiu como encaminhamento que a direção do Sinditest-PR participe da próxima reunião da comissão que está discutindo os problemas da avaliação de desempenho.

Ainda que o sindicato tenha solicitado uma reunião formal com a Pró-reitoria para debater o assunto, a diretoria nunca chegou a ser convidada. Na próxima reunião, o objetivo é participar ativamente do debate.