Assembleia geral avaliará posição do Reitor sobre APH e hora extra

O Sinditest convoca assembleia para avaliar a resposta da Reitoria da UFPR sobre a nova regra para APH e hora extra. Será quinta-feira, dia 16 de agosto, com primeira chamada às 10 horas, no Auditório do 7º andar do Anexo B do Hospital de Clínicas.

Na semana passada, dia 8, a assembleia geral elegeu uma comissão formada por membros da base e da direção do Sinditest para reunir com o Reitor Ricardo Marcelo bem como aprovou um ato em frente ao HC durante a paralisação ocorrida na sexta-feira, Dia do Basta (10).

Posicionamento do Reitor

Na tarde da última quinta-feira (09) o Reitor recebeu a comissão e disse que se manifestaria assim que conseguisse apreciar o conteúdo do acórdão do TCU mencionado na ordem de serviço. Adiantou que não via motivo para alterar a jornada de trabalho dos servidores técnico-administrativos. Ainda na sexta-feira, o Reitor publicou nota de esclarecimento em conjunto com a Direção do HC na qual afirma:

” que a jornada atual de cumprida pelos trabalhadores estatutários dos Hospitais Universitários não é tema a ser modificado ou enfrentado institucionalmente, sobretudo diante do fato de que, a esse respeito, já houve entendimento abordado pelo Tribunal de Contas da União.”

Na mesma nota, ainda afirma que “O tema da adequação da concessão do APH (Adicional de Plantão Hospitalar) às exigências da legalidade e dos órgãos de controle é uma discussão diferente e que será enfrentada de modo separado da posição consolidada nesta gestão ( e amparada por posição dos órgãos de controle) sobre a manutenção da jornada atualmente praticada pelos funcionários públicos do CHC.”

Por isso, a categoria quer saber: a regra da adesão às 40 horas  para quem faz APH e hora extra será mantida?

A assembleia geral avaliará a resposta da Reitoria a esse respeito para definir o próximo passo da categoria.