Assembleia do Sibi reivindica da Reitoria o direito dos trabalhadores definirem a sua direção

Realizada pela primeira vez no Centro Politécnico, a assembleia do Sibi contou com a adesão presencial e online dos trabalhadores(as) do setor hoje pela manhã (22). Foram discutidos os acompanhamentos da Comissão designada pela Reitoria no ofício 386/2018, ações que reivindicam a garantia de processo eleitoral do Sistema de Bibliotecas da UFPR e a deliberação dos próximos passos.

Referente à comissão que analisa o ofício 386, os(as) servidores(as), por unanimidade, decidiram não se opor ao pedido de aumento de prazo solicitado pela professora Vera, relatora do processo na Comissão. “O que nós faremos enquanto membros da Comissão é inscrever um despacho no SEI dizendo que nós temos acordo com o prazo de 10 dias, porém com alguns questionamentos necessários”, explicou a coordenadora do Sinditest Mariane Siqueira.

Os(as) trabalhadores(as) solicitam que um dia após a data solicitada pela relatora, 3 de setembro, a Comissão já esteja convocada para análise do documento e que o mesmo seja publicizado previamente para os(as) funcionários(as) do setor. “Vamos deixar nítido que o relatório vai ser produzido sem que as diligências feitas tanto para o sistema de bibliotecas quanto para os demais órgãos administrativos da Universidade sejam executadas. Para a análise do Conselho é preciso que isso seja levado em consideração”.

A categoria demanda ainda o reconhecimento da consulta como um processo legítimo do Sistema de Bibliotecas. “Reconhecer a proposta de inclusão do regimento, os membros indicados em assembleia e reconhecer que a Reitoria tem que indicar duas pessoas para aquela comissão que é institucional, além de emissão da portaria”.

Para a reunião com o Reitor, solicitada para o dia 4 de setembro, os(as) trabalhadores(as) articulam uma comitiva para o acompanhamento da audiência. “Vamos exigir que a Comissão seja atendida para que todos saibam dos encaminhamentos da reitoria e também que os demais membros do Sibi possam fazer o acompanhamento na porta do Gabinete. Iremos no dia 4 independente se tem portaria ou não, já considerando a comissão instalada”, afirmaram os trabalhadores.

A assembleia encaminhou ainda um pedido de manutenção do mandato da diretora do setor, Tania de Barros Baggio, até a realização do próximo pleito, uma vez que este deve ser realizado no prazo anterior ao fim do mandato.

Clique aqui e assista a discussão na íntegra.