Assembleia do SiBi aprova encaminhamentos sobre ofício da Reitoria e comissão de consulta

Dar continuidade à discussão sobre os aspectos do ofício da Reitoria nº 386/18. Este foi o objetivo da última assembleia setorial do SIBI – Sistema de Bibliotecas da UFPR. Convocada pelo Sinditest, a reunião realizada na tarde de quarta-feira (11) contou com a adesão dos técnicos e técnicas do setor, que participaram ativamente do debate. Além do público que compareceu ao auditório, mais de 500 pessoas acompanharam a transmissão via Facebook.

“Tivemos muita participação online. Dentre os presentes muita gente se inscreveu, chegando a um ponto de consenso que ali não era espaço para disputas políticas-eleitorais: nem de eleição de reitoria, nem de eleição da direção do SiBi, muito menos de eleição da direção do sindicato. Concordamos que a assembleia é um espaço de unidade entre os técnicos, a bancada de conselheiros mais a direção do sindicato em defesa do setor, do sistema de bibliotecas e da democracia”, explicou uma das coordenadoras do Sindicato Mariane Siqueira.

O conselheiro da bancada dos técnicos Dr. Fausto, fez uma fala enfatizando os princípios que devem guiar uma gestão. “Lembrando que um administrador não pode se arvorar do privilégio de decidir e atuar como bem quiser; discricionariedade não significa e não pode ser confundido com arbítrio. Administrar é atuar na defesa de interesses alheios; é função, e não cargo. E por isso deve se dar com respeito à isonomia, à publicidade e à clareza dos critérios empregados.”

Entre os encaminhamentos, o coletivo de trabalhadores(as) deliberou pela criação de um e-mail para envio de contribuições a respeito dos processos citados no ofício. O endereço eletrônico [email protected] estará disponível até o dia 24 de julho – prazo para que a direção e os conselheiros tenham tempo para sistematizar e levar as sugestões para assembleia. Os técnicos também poderão contribuir pessoalmente durante reuniões específicas com algum representante da bancada dos técnicos ou com algum diretor do sindicato.

Os encaminhamentos aprovados na assembleia por unanimidade foram:

– Seguir com as assembleias setoriais numa periodicidade de aproximadamente 10 dias;

– Divulgação das próximas assembleias não somente pelo sindicato, mas também solicitar que a direção geral do SiBi e as coordenações das bibliotecas disparem e-mails institucionais para a base;

– A próxima assembleia do SiBi terá um ponto de referendo e recomposição da comissão de consulta para a direção do Setor. O objetivo é referendar ou não os membros atuais e também recompor caso outras pessoas queiram ajudar, uma vez que há membros que querem sair do grupo. Também houve questionamento em relação à legitimidade da comissão, e a decisão foi de que essa nova comissão seja referendada e aprovada em assembleia setorial;

– Até 8 de agosto, prazo preliminar da comissão instaurada pela Reitoria, os trabalhos da comissão de consulta ficarão pausados, aguardando, e na assembleia daquela semana serão tomadas decisões sobre quais procedimentos seguir.