Assembleia de greve vai discutir ponto eletrônico na UFPR na quinta-feira, 02

assembleia3006638Uma assembleia extraordinária de greve, marcada para a próxima quinta-feira, 02 de julho, às 9h30, no RU Central, vai discutir o ponto eletrônico dentro da UFPR. A decisão foi tomada no encontro de hoje, quando os servidores resolveram que a discussão precisa ser aprofundada, a fim de consolidar uma proposta a ser apresentada para a reitoria.

O ponto eletrônico começou a ser implantado no Hospital de Clínicas logo após a Polícia Federal indiciar dez médicos que, de acordo com investigações, recebiam sem trabalhar. A partir de amanhã, a reitoria vai expandir a prática para os técnicos administrativos que trabalham nas pró-reitorias. Na avaliação dos grevistas, esse tipo de expediente ameaça a jornada de 30 horas, consolidada dentro da universidade.

A jornada de 30 horas é regulamentada dentro da UFPR pela resolução 56/11, do Conselho Universitário. “Não podendo cassar a resolução imediatamente, o que a reitoria quer é corroer pelas beiradas”, explicou Márcio Palmares, diretor do Sinditest-PR. Palmares diz que o ponto eletrônico é uma forma de pressionar e coagir os funcionários a voltarem a cumprir 40 horas semanais.

Ele lembrou que a resolução 56/11 foi “arrancada” da reitoria durante a greve de 2011, quando os servidores ameaçaram paralisar totalmente as matrículas de meio de ano. “Foi por conta da pressão externa que o reitor começou a sofrer. A resolução não é a melhor, não garante que as 30 horas não possam ser atacadas, mas foi o que conseguimos à época.”

A portaria que institui o ponto eletrônico, publicada no dia 26 de junho, não faz nenhuma menção às 30 horas. O documento diz que “o controle eletrônico será realizado por meio de acesso a internet em programa especialmente desenvolvido para registro dos horários de entrada e saída dos locais de trabalho” e que o registro “deverá ser realizado pelo servidor por meio de login e de senha de caráter pessoal e intransferível”. O servidores questionam o fato de logins e senhas serem tidos como “intransferíveis”. É possível que os dados sejam passados a outras pessoas, que poderiam “bater o ponto” nos computadores da universidade no lugar dos faltantes. “Quem burlava, vai continuar burlando”, disse José Carlos de Assis, da diretoria do Sinditest-PR. “A resposta ao ponto eletrônico é todo mundo vir pra greve”, estimulou ele.

Márcio Palmares também chama a atenção para o caso do vice-reitor Rogério Andrade Mulinari. Matéria publicada na edição de junho do Jornal do Sinditest-PR mostra que o vice-reitor, nos últimos dez meses, faltou pelo menos 29 dias ao trabalho no HC. “O reitor e o vice-reitor têm moral para implantar o ponto eletrônico? Aparentemente não, a julgar pelo comportamento do vice-reitor”, disparou. “Quando os órgãos de controle falam que os convênios da UFPR com o Dnit e com a Petrobras têm problema, o reitor lança mão da autonomia universitária para não investigar. Quando é para nos massacrar, ele acata”, disse.

Mulinari havia marcado uma coletiva para a tarde desta terça-feira, 30, a fim de responder à denúncia do Sinditest-PR. O aviso de pauta dizia que, além dele, o gerente da divisão de Atenção à Saúde do HC, Adonis Nasr, estaria presente. Na hora marcada para a coletiva, porém, apenas Adonis Nasr apareceu.

Duas propostas

Na quinta-feira, 02, duas propostas devem ser discutidas em assembleia. A primeira, propõe modificações na resolução 5611 e na portaria 1854, que institui o ponto eletrônico. Os servidores precisam decidir se rechaçam totalmente o documento ou se pressionam a reitoria a fim de garantir nele a jornada de 30 horas.

Uma segunda proposta já está pronta, e propõe a substituição da resolução 5611. O problema é que essa resolução foi construída pelo Fórum dos Representantes dos Técnicos Administrativos em Educação da UFPR (Fortae) e não passou por assembleia da categoria. Por parte de alguns servidores, há a desconfiança de que o Fortae seja ligado à reitoria. A proposta deve ser detalhada na quinta.

Sandoval Matheus
Assessoria de Comunicação do Sinditest

1. Hi, I do believe this is a great website. I stumbledupon it
    😉 I will come back once again since I book-marked it. Money and freedom is the greatest way to change, may you be rich
    and continue to guide other people.

2. Size yayılan takipçi hizmetleriyle basit bir şekilde instagram
    profilinizi büyütebilirsiniz.
    Şirketin hizmetlerinden faydalanarak dilediğiniz kadar takipçiye ulaşabilirsiniz, instgaram takipçi satın AL işlemi oldukça basit ve kısa süreçte size teslim edilmektedir.

Yapmanız gereken tek şey Takip2018 e sadece giriş yaparak
    dilediğiniz kadar takipçi isteği yapabilirsiniz.

Size uygun paketi seçmeniz halinde dilediğiniz alabilir
    ve sadece izlersiniz. Benzersiz hizmet vererek size daha
    çeşitli paketler önerebiliyor.

3. Pingback: free downloadable dating sim games