Após pressão, UFPR institui teletrabalho a partir desta sexta-feira (20)

Após pressão, UFPR institui teletrabalho a partir desta sexta-feira (20)

Em portaria assinada nesta quinta-feira (19), o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, instituiu a obrigatoriedade de teletrabalho para os TAEs, docentes e estagiários durante o estado de emergência causado pela pandemia do Coronavírus Covid-19 e pelo agravamento da situação de disseminação do vírus no estado do Paraná.

As medidas começam a valer nesta sexta-feira (20).

A Portaria 754/2020 também restringe o acesso às dependências da UFPR apenas àqueles que estiverem autorizados por chefes de setores, pró-reitores, diretores de unidade ou chefias equivalentes apenas para a realização de atividades essenciais e urgentes.

A nova medida substitui as anteriores, que foram objeto de denúncia do Sinditest-PR (veja aqui) por não preverem ações mais protetivas aos servidores técnicos-administrativos e aos trabalhadores terceirizados.

O registro de carga horária ou abono de horas, onde for impossível trabalho remoto, seguirão disciplinados pelo definido pela Portaria 721/2020.

O acesso e prestação dos serviços dos trabalhadores terceirizados será controlado e autorizado pela Pró-Reitoria de Administração (PRA).

No caso dos TAEs do Complexo do Hospital de Clínicas, o Sinditest-PR seguirá cobrando as regulamentações próprias do HC-UFPR, principalmente exigindo a disponibilização de equipamentos de proteção individual (EPI) adequados para os trabalhadores.

O sindicato também continuará cobrando para que a Superintendência do CHC coloque em prática as medidas previstas nos artigos 8º e 9º da instrução Normativa (IN) 1 da Ebserh, para proteger os trabalhadores vulneráveis e implementar ações mais eficazes para prevenção, cautela e redução da transmissibilidade da doença[leia aqui a IN 1 – Ebersh].

O Sinditest-PR continuará buscando junto às instituições de ensino medidas mais eficazes para proteger a categoria e as funcionárias e funcionários terceirizados (veja neste link).