Após mobilização da categoria, Comando de Greve entrega carta de reivindicação ao ministro da educação

0

Ontem, quarta-feira (20), as técnicas e técnicos administrativos em educação (TAEs) da base do Sinditest-PR realizaram um ato no Palácio Iguaçu, às 14h, durante a solenidade que o ministro da Educação, Camilo Santana (MEC), participava com o governador do Paraná. A iniciativa integrou a agenda de mobilização da greve nacional da categoria. 

Após a manifestação dos TAEs, com palavras de ordem e discursos sobre as pautas da greve nacional — como o aprimoramento da carreira e o reajuste salarial —, e a solicitação da deputada estadual Ana Júlia (PT-PR), o Comando Estadual de Greve foi recebido pelo ministro, no final da reunião. Na ocasião, dois representantes entregaram a carta de reivindicações da categoria para Camilo. 

“Iniciamos a conversa dizendo que somos da base do Sinditest-PR e que representamos os técnicos administrativos em educação da UFPR, UTFPR e Unila, universidades federais, e que depositamos confiança de que o governo invista cada vez  mais na educação e valorize os  técnicos das universidades. Também lembramos o ministro, que só há pouco tempo ele passou a incluir os TAEs nos seus pronunciamentos, já que era comum citar apenas professores e estudantes. É fundamental este tipo de reconhecimento”, relatou a coordenadora sindical Elis Ribas. 

O ministro afirmou não entender a razão da greve, uma vez que o governo está com mesas abertas para negociar. Sobre isso, os representantes enfatizaram que a categoria ainda não teve nenhum retorno do governo, além de que já passaram mais de 120 dias de espera.

“Estamos em greve porque o processo negocial não andou na mesa de negociação mesmo a Fasubra tendo protocolizado há meses, ainda assim o governo apenas enrolou”, afirmou o coordenador sindical Ivandenir Pereira. 

A representação da base ainda solicitou que o Camilo dialogasse com a Ministra de Gestão e Inovação, Ester Derek (MGI), para o sucesso das negociações. O ministro relatou que esteve, na última terça-feira, dia 19, com o presidente Lula e com a ministra, e que o governo reconhece que os trabalhadores técnicos da educação das instituições federais de ensino superior (IFES) merecem atenção especial.  

Além da deputada Ana Júlia, o deputado Elton Welter também conversou com as técnicas e técnicos que estavam na mobilização. Vale lembrar que Elton recebeu os TAEs da UTFPR e o UFPR de Toledo, na última sexta-feira (15), e tem demonstrado disponibilidade de encaminhar a pauta da categoria à bancada Federal da base do PT. Os mandatários políticos reconhecem a pauta da educação e têm ouvido a categoria, neste momento em que a base reivindica a valorização da carreira e reajuste salarial.

Confira a carta de reivindicações! 

 

Compartilhar.

Autor

Comments are closed.

X