ACT Funpar: categoria aprova proposta patronal

0

Os trabalhadores e as trabalhadoras Funpar/HC aprovaram por unanimidade a proposta financeira apresentada pela Reitoria na última rodada de negociação, em assembleia lotada realizada nesta terça-feira (12). Além de propor reajuste de 4% no salário, a patronal também subiu o reajuste do vale  alimentação para 8% com redução nos descontos, auxílio creche de R$ 450 e R$ 1.154,00 no piso para cálculo da insalubridade. A manutenção da cláusula de estabilidade pré-aposentadoria também foi comemorada pelos trabalhadores.

Na avaliação da comissão obreira, sair da proposta inicial de 1,69% e chegar aos 4% foi uma grande vitória. O valor pode parecer distante dos 17,65% pedidos inicialmente mas, perto dos acordos que estão sendo firmados em outras categorias país a fora, é uma conquista importante, afirmou o economista do DIEESE, Sandro Ferreira da Silva.

“As negociação no cenário atual estão muito travadas e marcadas por retrocessos, por conta da Reforma Trabalhista. As categorias que acompanhamos têm conseguido fechar acordos que não chegam a 0,5% de ganho real. Vocês conquistaram um ganho real de 2,27%, disse Sandro.

A trabalhadora Funpar e membro da comissão obreira, Rosaninha Silva, declarou que essa vitória só foi possível graças ao respaldo da base que participou das assembleias e atividades da campanha salarial. “Eles ofereceram 1,69% no início, sem nem sequer negociar reajuste no vale alimentação e vale creche. Só conseguimos estes 4% porque vocês avaliaram cada passo com a gente e nos permitiram avançar na negociação com a patronal.”

A coordenadora de Administração e Finanças do Sinditest, Mariane Siqueira, parabenizou a comissão obreira e toda a base da Funpar pela vitória. “O histórico de luta e mobilização desta categoria deu força a posição da comissão obreira e ao Sinditest para recusar a proposta de 1,69% na mesa de negociação. Estou muito orgulhosa de cada um e de cada uma que está presente aqui e que conduz esse hospital.”

 

Escalonamento e redução do desconto no vale alimentação

Há vários anos, a categoria Funpar tenta conseguir reduzir os valores descontados do vale alimentação, mas a patronal nunca aceitou. Neste ACT 2018/2019, esse item foi novamente destacada pela comissão obreira e a patronal apresentou uma proposta que reduz os percentuais de desconto no vale, conforme as faixas salariais. Acompanhe a proposta aprovada em assembleia:

Cláusulas Sociais

A negociação sobre o ACT 2018/2019 ainda não fechou. Resta ainda fechar as cláusulas sociais que aguardam resposta da patronal com uma redação definitiva. Após o recebimento, a comissão obreira e a assessoria jurídica farão uma revisão criteriosa para garantir que não haja retrocessos.

 

 

Compartilhar.

Autor

Comments are closed.

X