Acordo Coletivo da Funpar é assinado: confira as conquistas dos trabalhadores

0

Depois de meses de negociação, o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) dos trabalhadores da Funpar foi assinado na sexta-feira (19). Participaram da reunião os integrantes da comissão de negociação dos trabalhadores, representantes do Sinditest-PR e do Senalba-PR, o procurador da Funpar, Luiz Antônio Abagge, e a gerente administrativa do Hospital de Clínicas (HC), Mônica Evelise Silveira.

O texto do ACT foi aprovado por unanimidade pelo segmento da categoria em uma assembleia realizada no dia 11 de julho no auditório do HC. Os termos acordados no documento valem para os trabalhadores lotados no HC e são retroativos a 1º de maio.

Conquistas

O empenho da comissão de negociação e dos trabalhadores da Funpar rendeu importantes conquistas para a categoria, como o reajuste de 6% nos salários e no adicional de insalubridade, além do acréscimo de 10% no valor do vale-alimentação.

Trata-se de um aumento salarial, já que a inflação acumulada nos últimos 12 meses foi de 5,07%, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). A participação ativa dos trabalhadores no processo de negociação foi fundamental para garantir esse reajuste em um momento de tantos retrocessos.

O reajuste será calculado com base na remuneração de abril de 2019 e os valores adicionais referentes aos meses de maio e junho serão pagos junto com o salário de julho.

Com o aumento de 10%, o trabalhador da Funpar passará a receber o vale-alimentação ou o refeição no valor diário de R$32,52.

Outra grande vitória dos trabalhadores da Funpar foi a retirada da cláusula que vinculava as estabilidades previstas em lei e no ACT às decisões administrativas do Tribunal de Contas da União (TCU) ou do Ministério da Educação (MEC). O trecho era problemático porque abria a possibilidade da supressão de estabilidades dos Cipeiros, em caso de viuvez ou no período pós-feiras.

Por fim, o ACT também reconheceu que a representação dos funparianos lotados no HC segue sendo uma responsabilidade do Sinditest-PR, apesar da decisão judicial que conferiu essa prerrogativa também ao Senalba-PR.
As conquistas expressas no ACT são fruto de um intenso processo de mobilização dos trabalhadores da Funpar. O Sinditest-PR parabeniza os funparianos pelas conquistas e reforça o comprometimento da entidade com as lutas do segmento por mais direitos!

Clique aqui para conferir a íntegra do ACT da Funpar.

Fonte: Sinditest-PR

Compartilhar.

Autor

Comments are closed.

X