Sinditest-PR entrega doações à Cozinha Solidária, projeto que oferece 100 refeições por dia

Arroz, macarrão, óleo de cozinha. Itens que compõem a cesta básica e outros recomendados para uma alimentação saudável e nutritiva, como legumes, frutas e proteínas, foram doados pelo Sinditest-PR à cozinha solidária do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST).

“Esta é uma campanha que visa ajudar famílias em situação de fome devido à crise econômica e social instaurada pelo governo Bolsonaro no nosso país”, explica Marcello Locatelli, coordenador jurídico do nosso Sindicato.

O projeto, localizado na comunidade Jardim Veneza, uma das 10 ocupações que surgiram em Curitiba durante a pandemia de COVID-19, oferece de forma gratuita à população em vulnerabilidade social aproximadamente 100 refeições por dia.

“No Brasil todo já são mais de 21 Cozinhas Solidárias. Acreditamos que as entidades sindicais devem fortalecer iniciativas que beneficiem a classe trabalhadora, ainda mais num momento de extrema dificuldade como este que estamos vivendo”, reitera Locatelli.

Fome avança no Brasil

Dados levantados pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan) mostram o rápido avanço da fome, que hoje atinge mais de 19 milhões de pessoas no nosso país – cerca de 9% da população brasileira. Estima-se ainda que quase 117 milhões de pessoas estejam sofrendo algum grau de insegurança alimentar, quando o acesso à alimentação não ocorre de maneira plena.

O Sinditest-PR, diante deste cenário, agravado pela pandemia e por um governo inconsequente, que promove a retirada em massa de direitos, tem sido um ator relevante no fomento de ações que visam minimizar as consequências desta política de morte. Lançada em maio deste ano, a campanha “Quem tem fome, tem pressa” arrecadou junto à base alimentos, roupas, móveis, além de itens de higiene e limpeza. As doações beneficiaram famílias da Vila Iguaçu e dos bairros Ganchinho e Caximba.

“Enquanto a crise perdurar e houver necessidade de ajuda estaremos sempre à disposição para contribuir com a mudança deste cenário que é tão desigual”, finaliza Marcello.

Assessoria de Comunicação do Sinditest-PR