Sinditest-PR e funparianos são recebidos com frieza no COUN da UFPR

O Sinditest-PR participou hoje (24) de uma manifestação junto com os trabalhadores e trabalhadoras da Funpar no Conselho Universitário (Coun) da UFPR para protestar contra a ameaça de demissão iminente dos funparianos que atuam no Hospital de Clínicas da UFPR (HC-UFPR), decorrente do acordo da própria UFPR e da Funpar em uma ação do Ministério Público do Trabalho (MPT).

Na reunião, o que mais chamou a atenção não foi a urgência do debate, mas a frieza com que os trabalhadores foram tratados pela Reitoria e pelos demais conselheiros.

O Conselho limitou o tempo de debate, e preferiu dar continuidade à pauta como se os itens ali fossem tão mais importantes do que a vida de centenas de trabalhadores e de suas famílias, ou do que o próprio futuro do HC-UFPR.

Veja abaixo no vídeo:

Sinditest-PR e funparianos são recebidos com frieza no COUN da UFPR

O Sinditest-PR participou hoje (24) de uma manifestação junto com trabalhadores da Funpar no Coun da UFPR, para protestar contra a ameaça de demissão iminente dos funparianos que atuam no HC-UFPR. Mas o que chamou a atenção foi a frieza com que foram recebidos.Assista o vídeo e leia também a matéria: https://www.sinditest.org.br/2019/10/sinditest-pr-e-funparianos-sao-recebidos-com-frieza-no-coun-da-ufpr

Posted by Sinditest-PR on Thursday, October 24, 2019

Enquanto centenas de trabalhadores vivem a cada dia o temor da demissão, a insegurança familiar e a angústia de se ver diante de um futuro incerto depois de décadas de trabalho e dedicação ao HC e à população, a indicação mais concreta por parte dos gestores da instituição foi que a demissão efetivamente ocorrerá, caso o governo repasse os recursos necessários para que a UFPR possa arcar com todos os custos trabalhistas de cada processo.

O coordenador-geral do Sinditest-PR, Daniel Mittelbach, cobrou da administração da Universidade uma abertura efetiva de diálogo (já que o sindicato vem tentado marcar reunião com a Reitoria há alguns meses para tratar dessa situação, sem sucesso), para que soluções possam ser pensadas coletivamente e transformadas em ações. Mas o reitor, Ricardo Marcelo Fonseca, fugindo da postura que se espera de um dirigente de uma das maiores universidades públicas do país, questionou a presença do sindicato na reunião (citando a divergência judicial sobre a representação trabalhista dos funparianos e ignorando a presença do Senalba). Além disso, insinuou que não estaria disposto a dialogar com as entidades representativas e que os representantes técnico-administrativos falam muita bobagem nas reuniões dos conselhos.

O mandatário deve ter se esquecido que no HC-UFPR o Sinditest-PR representa também os servidores RJU e os funcionários da Ebserh, que também serão bastante afetados caso a demissão dos funparianos se efetive, já que terão que assumir as atribuições de centenas de trabalhadores demitidos. Além disso, é papel do sindicato intervir em favor dos trabalhadores por ter também o papel de representação política da categoria. Defender os trabalhadores é defender o HC e o SUS!

Próximos passos

Nessa sexta-feira (25), o Sinditest-PR e os funparianos e funparianas realizarão mais uma mobilização. A concentração está marcada para o meio-dia (12h) em frente ao sindicato e terá como foco a publicização do problema para a sociedade.

O engajamento dos servidores em apoio os funparianos será muito importante, já que além da solidariedade com colegas que atuam há décadas nos mesmos espaços, é importante compreender que a demissão dos trabalhadores da Funpar afetará todos os demais que atuam no HC-UFPR.

Além disso, poderá abrir portas para políticas perigosas, como a terceirização: uma ameaça bastante real já que, por exemplo, a Creche Pipa Encantada do HC funciona praticamente com funcionários da Funpar. Para o espaço não fechar, a Ebserh contrataria terceirizados.

Ao que tudo indica, o perigo é muito maior do que parece. A mobilização em defesa dos funparianos e funparianas é mais que urgente!

Fonte: Sinditest-PR