4 dicas de autocuidado para pôr em prática no final de semana

No próximo domingo, dia 10, é celebrado o Dia Mundial da Saúde Mental, e pensando no bem estar da categoria, o Sindicato separou algumas dicas para você pôr em prática neste dia. A correria do dia a dia e a situação da pandemia acabam afetando a qualidade de vida, portanto é fundamental parar um pouco com as tarefas e o trabalho.  Dedique um momento para prestar mais atenção em você, relaxar e aproveitar o dia!

Pratique um hobby

Reserve alguma hora do seu dia para fazer aquela atividade que você gosta ou até mesmo tentar uma nova. Praticar um hobby é capaz de estimular sentimentos positivos e também pode ser um momento para curtir com alguém. Independente de qual seja sua atividade favorita, dançar, ler um livro, pintar, bordar, assistir a uma partida de futebol, um filme ou um episódio de uma série, use sua criatividade!

Faça alguma atividade física fora de casa

É essencial manter uma rotina de atividades físicas por conta da saúde, mas nem sempre é fácil aliar os treinos com o trabalho ou estudos. Mas tente por um dia sair de casa e fazer alguma atividade física: correr na rua, caminhar no parque, o que você preferir. Mas sempre lembrando dos protocolos de segurança, apesar dos decretos estarem afrouxando as medidas, ainda não é o momento para diminuir os cuidados.

Prepare um prato diferente

Use o final de semana para preparar uma comida diferente, pode ser o prato que você mais gosta ou que demanda um tempo a mais para fazer, e que não temos durante a semana, ou até mesmo tentar uma receita nova. E aproveite para convidar alguém para compartilhar este momento com você.

Medite em um espaço confortável

A meditação é uma boa alternativa para relaxar e colocar pensamentos e sentimentos em ordem. Existem vários tipos de meditação e você pode inovar de acordo com o que seja melhor para você.  É possível meditar em qualquer lugar, na sala, no quarto, no jardim, no parque, e até mesmo encontrar guias na internet. Uma dica é Headspace – Meditação Guiada, da Netflix, cada episódio é um guia de uma modalidade diferente.