30 Horas: COUN aprova resolução melhor do que a de 2011

0

Após uma extensa sessão que durou das 9h até as 15h20, o Conselho Universitário da UFPR (COUN) aprovou por unanimidade a nova resolução de regulamentação das 30 horas na Universidade, nesta quinta-feira (22).

A bancada dos(as) técnicos(as) administrativos(as) apresentou sua proposta de minuta, com as alterações aprovadas pela categoria na assembleia da quarta-feira (21), e conquistou algumas mudanças importantes, como a manutenção das 30 horas no setores já autorizado, 50% de representação nas comissões locais, além de assegurar a prioridade da tramitação dos processos que já estão em análise, com prazos definidos. Entre os pontos não conquistados destaque para a proibição de jornada flexibilizada para técnicos e técnicas com Função Gratificada.

Para a constituição da comissão geral, a bancada dos(as) técnicos(as) defendeu uma proposta paritária, no modelo 3-3-3, ou seja, três membros de cada categoria: docentes, estudantes e técnicos(as). Porém, ganhou a proposta da minuta original, que é 2-2-2-2, dois membros de cada categoria mais dois representantes da administração central.

Hospital Veterinário

Os(as) conselheiros(as) também aprovaram as 30 horas para o Hospital Veterinário (HV) do Setor de Ciências Agrárias. O local de trabalho cumpre todos os requisitos estabelecidos pelo decreto 1590/1995 para a flexibilização da jornada, que foi aprovada por unanimidade.

O COUN vetou, no entanto, que o restante dos processos de 30 horas que estavam em análise fossem aprovados. A bancada dos técnicos votou “não”, discordando da relatoria do conselheiro docente Tibiriçá Kruger, que mantinha a suspensão da autorização para os demais setores. No entanto, os(as) técnicos(as) foram vencidos(as) pelas demais categorias.


Luisa Nucada,
Assessoria de Comunicação e Imprensa do Sinditest-PR.

Compartilhar.

Autor

Comments are closed.

X