28 de outubro – Dia do Servidor Público

im50

Ato unificado dos servidores públicos federais nas ruas de Curitiba, no dia 21 de julho

O Brasil tem hoje cerca de 12,2 milhões de funcionários públicos – 9,7 milhões nas esferas municipal e estadual e 2,5 milhões na federal. Em 28 de outubro, eles comemoram o Dia do Servidor Público.

A data foi instituída em 1939, no governo de Getúlio Vargas, com o decreto 1713/39, que regulamentou o trabalho do funcionalismo no país.

Por um longo período, o ingresso no serviço público brasileiro aconteceu por meio de apadrinhamento e troca de favores. Foi só com a Constituição de 1988, que estabeleceu o princípio da igualdade de oportunidades e equidade de direitos de todos os cidadãos, que foi estabelecida a obrigatoriedade de concurso para o ingresso na carreira.

Em 2015, no Brasil, os servidores públicos, principalmente os federais, ainda enfrentam uma série de problemas, como a sobrecarga de trabalho, devido ao número insuficiente de concursos, e o não estabelecimento de uma data-base, que lhes daria reajustes anuais e impediria que os salários fossem corroídos pela inflação.

Mesmo com esses obstáculos, os servidores públicos cumprem diariamente a missão de servir a 204 milhões de brasileiros, garantindo a eles serviços básicos, como saúde e educação.

O dia 28 deve ser um dia de luta e de afirmação do papel do servidor. Entra e sai governo, o sucateamento se agrava e as obrigações do Estado continuam sendo vistas como gastos ou mercadoria. Apenas os trabalhadores são capazes de defender o serviço público. O que ainda resta dele no Brasil é graças a essa luta.

A diretoria do Sinditest-PR parabeniza todos os trabalhadores técnico-administrativos, que lutam por uma educação pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada.