21 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres: Sinditest-PR adere à campanha

No último encontro do GT de aposentados, aposentadas e pensionistas, dia 09, o Sinditest-PR promoveu uma palestra sobre os 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres. A campanha é uma ação de conscientização, mobilização e combate à violência de gênero.

O movimento surgiu em 1991, por iniciativa de um grupo de mulheres ativistas do Instituto de Liderança Global das Mulheres. Mundialmente, a campanha acontece entre os dias 25 de novembro, Dia Internacional de Luta Contra a Violência à Mulher, e 10 de dezembro, Dia Internacional de Direitos Humanos, totalizando 16 dias. No entanto, considerando a dupla vulnerabilidade que mulheres negras sofrem no Brasil, a campanha começa no Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro.

Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, 1.341 mulheres foram vítimas de feminicídios em 2021. Destes casos, 81,7% das mulheres foram mortas por companheiros ou ex-companheiros. Os crimes costumam acontecer dentro de casa, e atingem com mais força mulheres negras, entre 18 e 44 anos.

A coordenadora Rosaninha Silva considera a campanha muito importante, visto que a  cada 15 segundos uma mulher é vítima de violência física no Brasil.

“A violência contra a mulher é uma violação dos direitos humanos. E é por isso que devemos lutar: pelo fim desta violência que aniquila vidas e famílias inteiras. Todas as iniciativas que nos permitam avançar para o fim da violência contra mulheres e meninas devem ser construídas pelo poder público em parceria com a sociedade civil”, afirmou.

Para a dirigente sindical, que também representa as técnicas da categoria no Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, é preciso que as leis sejam aperfeiçoadas. “Os esforços não devem ser medidos, precisamos da conscientização da população e do incremento das verbas referentes a políticas públicas em defesa das mulheres, isso precisa com urgência ser revisto. E esta luta não tem fim. Pelas que vieram antes de nós e por aquelas que nos sucederão”, finalizou.

Confira o calendário de luta do Sinditest-PR

Feira do Sinditest-PR e da Economia Solidária Especial 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres

18 de novembro | Pátio da Reitoria da UFPR

Distribuição de material sobre os 21 dias de Ativismo e Lei do Laço Branco