Zaki Akel garante que não atrasará mais salários da Funpar

O reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, garantiu em reunião na tarde de sexta-feira, 15, que não haverá mais atrasos no pagamento dos trabalhadores da Funpar em 2016. “Eu e a direção do hospital [HC], junto com a Ebserh, vamos garantir que não haja mais atrasos este ano”, comprometeu-se ele.

Ainda assim, Zaki Akel admitiu que os salários de janeiro, depositados na quarta-feira, 13, oito dias após o prazo limite, só foram pagos após a Funpar “raspar o cofre”. De acordo com o reitor, a situação financeira do HC não é boa. “O Ministério da Saúde tem atrasado os seus repasses. É esse o grande gargalo.”

A reunião de sexta, entre representantes do Sinditest-PR, reitor, direção do HC e comissão formada por trabalhadores da Funpar, durou cerca de duas horas.

Em uma fala de abertura, Zaki Akel disse querer mais “diálogo” e evitar o “esgarçamento das relações que aconteceu em 2015”. “Se tiver que fazer paralisação, enfrentamento, nós vamos fazer. Essa é a posição do sindicato”, rebateu José Carlos Assis, coordenador-geral do Sinditest-PR. “Dizem por aí que o sindicato não tem diálogo. Não é isso. Nós temos posição. Vamos continuar fazendo o nossos trabalho”, completou.

Carlos Pergurski, também coordenador-geral do Sinditest-PR, foi na mesma linha. “Esse discurso do diálogo, que sem dúvida é desejável, precisa se traduzir em ações. Não adianta a gente sentar aqui e fazer um pacto de boa vizinhança se os trabalhadores da Funpar continuarem sendo assediados, continuarem sem receber salário.”

O assédio moral sofrido pelos trabalhadores da Funpar dentro do HC foi um dos temas da pauta. Vários servidores relataram episódios de humilhação e coerção (um ofício com esses relatos foi entregue ao reitor). “Eu fiquei internada três dias por causa dos assédios que sofri. Eu tentei até suicídio. Tenho o prontuário que comprova isso. O senhor [Zaki Akel] não tem ideia do quanto estamos sendo agredidos”, contou uma servidora. “O nosso produto aqui no HC é a vida humana, e a atual direção do hospital não sabe o que é isso”, completou.

Ponto eletrônico e RU
O ponto eletrônico voltou a ser pauta das reuniões entre sindicato e direção do HC. Na base, muitos trabalhadores com expediente de seis horas reclamam de precisarem assinalar o intervalo legal de 15 minutos. “Às vezes o cara está no 15º andar, precisa descer até o hall para bater o ponto e o intervalo dele acaba nesse deslocamento”, argumentou José Carlos de Assis.

A direção do HC se comprometeu a lançar um comunicado aos trabalhadores tornando oficial a pré-assinalação do intervalo. A partir do dia primeiro de fevereiro, também a tolerância para eventuais atrasos passará a ser de 15 minutos para todos os funcionários.

O aumento da refeição no RU para servidores, que nos últimos dias passou de R$ 1,90 para R$ 6, deverá ser assunto de uma próxima reunião.

Sem restrição

De agora em diante, representantes do sindicato não devem mais ter a entrada barrada no HC, conforme comprometeu-se o reitor. Tampouco o carro do Sinditest-PR, que vinha sendo impedido de passar pela cancela do hospital. “Ninguém será barrado. Barrado ninguém pode ser”, comprometeu-se Zaki Akel.

De acordo com o que ficou determinado no encontro, todos os ofícios enviados pelo Sinditest-PR à direção do hospital devem obter resposta, o que não vinha acontecendo até então.

A direção do hospital também se comprometeu, nos próximos dias, a liberar uma sala dentro do HC para que os trabalhadores possam reunir-se em assembleia.

Todas as deliberações da reunião foram registradas em ata.

Sandoval Matheus,
Assessoria de Comunicação do Sinditest-PR

1. What i don’t understood is actually how you are now not actually much more smartly-appreciated than you might be now.
    You are so intelligent. You realize therefore considerably with regards to this subject, produced me personally imagine it from a lot
    of varied angles. Its like women and men don’t seem to be fascinated unless it’s one thing
    to do with Girl gaga! Your individual stuffs excellent. Always deal
    with it up! https://atadalafil.online/