UTFPR: TAEs de Curitiba e Medianeira elegem delegados de base

Técnicas e técnicos administrativos em educação (TAEs) da UTFPR Curitiba e UTFPR Medianeira elegeram na última terça-feira (12), em assembleia, os seus representantes por local de trabalho. Na capital, assumem o cargo Cristiano Kusbick Poll, Francisco Ferreira dos Santos e Guilherme Ruthes. Em Medianeira, Marisete de Fatima Garbossa Castilho foi eleita por unanimidade pelas trabalhadoras e trabalhadores lotados no campus.

Elizeu Horta dos Santos, coordenador de Administração e Finanças

“Nosso objetivo é trabalhar em conjunto com os delegados e delegadas de base, avançando nas conquistas das pautas locais”, declarou o coordenador Elizeu Horta dos Santos.

Escolhidos democraticamente para um mandato de dois anos, os representantes têm a tarefa de aproximar a categoria da luta sindical, trazer as demandas, além de contribuir para o fortalecimento e organização do Sindicato em cada uma das instituições.

Marcello Locatelli, coordenador Jurídico

“Temos o compromisso com a democracia, de construir a política sindical pela base. Incentivando a participação e ouvindo todos e todas. Sem o apoio dos delegados e delegadas, essa missão se torna muito mais difícil”, enfatizou o coordenador Marcello Locatelli.

A UTFPR, maior universidade pública federal em extensão territorial do Paraná, com 13 campi espalhados por todo o estado, possui desafios históricos, como a carência de servidores e servidoras nas principais funções.

Avelino Domingos, coordenador de Formação Política e Sindical.

“Reconhecemos as variações tanto em relação à infraestrutura quanto à estrutura organizacional. O delegado de base desempenha um papel crucial ao estabelecer a conexão entre a administração e os técnicos administrativos em educação do campus”, enfatizou o coordenador Avelino Domingos.

Informes e PGD

Durante as duas assembleias, também foram apresentados informes jurídicos, de reestruturação de carreira e sobre o Programa de Gestão e Desempenho (PGD), lançado oficialmente pela instituição no dia 23 de agosto. “Precisamos nos mobilizar pela reestruturação da carreira e recuperação das perdas salariais, exigindo das Reitorias o compromisso com o atendimento às pautas locais. Todas essas lutas passam pela sindicalização e participação ativa da categoria”, afirmou Locatelli.

Wilson Messias, coordenador geral.

Assunto em alta, a campanha salarial também foi pautada nas discussões. “A primeira mesa de negociação foi a nossa, dos técnicos administrativos em educação, devido a terceira colocação na votação do Plano Plurianual (PPA) no Brasil Participativo”, pontuou o diretor Wilson Messias.

Calendário Eleições

‌Nesta quinta-feira (14), acontece a Assembleia por Local de Trabalho da Unila. Técnicas e técnicos unileiros escolherão os seus delegados e delegadas, a partir das 9h30, no Auditório Martina Unila JU. Todas e todos estão convidados a participar. O calendário com informações sobre as próximas eleições será divulgado em breve. Acompanhe o nosso site e fique por dentro!