UFPR sente os impactos da redução do orçamento

Lista de problemas já atinge estudantes e docentes da Universidade

O corte de gastos do governo federal no início do ano afetou principalmente a educação. Com R$ 7 bilhões a menos no orçamento do Ministério da Educação (MEC), a “Pátria Educadora” tem sentido os efeitos: bloqueio de um terço das verbas das universidades federais.

Como consequência, muitas instituições estão com atraso no pagamento de bolsas-permanência, corte de viagens de docentes e alunos – para participação em congressos – e redução com gastos de materiais como papel, tonner e até água e luz.

A crise que assola o país, também está dentro das universidades e prejudica toda a comunidade acadêmica que vive em meio ao caos e à falta de recursos, de acordo com a Associação dos Professores da Universidade Federal do Paraná (APUFPR-SSind).

“A situação nas universidades federais é uma vergonha para o governo. Algumas instituições não puderam iniciar as aulas devido à falta de funcionários – e esse não é um caso único. São diversas universidades que estão sentindo o corte no orçamento”, afirmou o presidente da APUFPR-SSind, João Negrão.

UFPR

Na Universidade Federal do Paraná (UFPR), servidores e alunos estão sendo prejudicados pela economia do governo. Corte de bolsas, falta de materiais, limitação em pesquisas e extensão e salário estagnado dos docentes são alguns dos problemas que a Universidade vem enfrentando.

Além disso, os trabalhadores terceirizados também têm sofrido os impactos da crise. As estruturas dos prédios da UFPR também são outro problema que parecem distantes de serem resolvidos.

“Não sabemos se o prédio em que os servidores estão trabalhando é seguro. Muitos estão com problemas e não temos uma resposta a eles. Além disso, o Restaurante Universitário (RU) do campus Jardim Botânico possui rachaduras por toda a extensão das paredes e, por isso, foi interditado (foto). Mesmo assim, voltou a ser liberado sem nenhuma mudança ou pelo menos um laudo que comprove a segurança dos usuários”, declarou Negrão.

Ainda, com a adesão do Hospital de Clínicas (HC) da UFPR à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foi prometido pelo reitor o aumento de verbas para o hospital, o que de fato não ocorreu.

“O governo está sucateando a educação, que está cada vez mais precária. Se continuarmos sentados, veremos a nossa e outras universidades sendo pisoteadas”, concluiu Negrão.

Fonte: APUFPR-SSIND

1. Pingback: finnish dating sites free

2. Системно-феноменологическая психотерапия.

Метод семейных расстановок по Берту Хеллингеру Метод расстановок.
    Духовные расстановки. Метод
    семейных расстановок по Берту Хеллингеру.
    Новые семейные расстановки. Системно-феноменологический подход.

3. Pingback: kinky gay dating san diego

4. Pingback: gay guy dating a ftm

5. Опять для вас восемнадцать свежих сериалов
    для подлинных любителей тайны.
    Чики смотреть онлайн на rjxffisi ТВ.

Скачивайте по рейтингу, Сериалы жанра “История”.
    Помимо прочего здесь мы выдает палитру различных каналов СТС
    Love, HD Киносерия, 4K BBC World News, прямой эфир ПлюсПлюс,
    трансляция Мир.

6. Опять для вас одинадцать самых популярных сериалов для настоящих фанатов хорора.
    Тайсон Фьюри – Деонтей Уайлдер прямая трансляция. на AlfmQbZZ ТВ.
    Смотрите по мировому рейтингу, Сериалы жанра “Спорт”.
    Кроме того все мы готов предоставить программу
    различных каналов CNN, HD Мир,
    4K К1, прямой эфир НТН, трансляция Россия.

7. Приготовили для Вас восемнадцать новых сериалов для настоящих фанатов фэнтези.
    Бумажный дом 5 сезон 7 серия смотреть онлайн сериал, сезон, все серии.
    Просматривайте по рейтингу IMDB, Сериалы жанра
    “Фэнтези”. Кроме того наш проект даёт
    программу телеканалов Домашний, HD Euronews, 4K
    Мега, прямой эфир CNN, трансляция ICTV.

8. У нас восемь свежих сериалов для фанатов дедективов.
    Смотреть сериал Полицейский с рублевки 6 сезон 2021 года все серии подряд смотреть онлайн.
    Скачивайте по году выхода, Сериалы
    жанра “Фэнтези”. Ещё наш
    проект выдает реестр телеканалов FOX Россия, HD Домашний, 4K Суббота, прямой эфир Eurosport 1, трансляция НТН.

9. Cмотреть все серии и сезоны онлайн, Озвучка – Перевод HDrezka Studio, LostFilm, AlexFilm, BaibaKoTV Холостячка 2 сезон 7 серия смотреть онлайн Смешарики. Новый сезон, Нормальные люди, Игра престолов, Вампиры средней полосы, Гранд, По ту сторону изгороди – все серии, все сезоны.

10. The logic, So employed these kinds of as a result of have got gotten married woman live too vigorously, and all-round amount and it is ok show up easygoing.
    Sidney Lamirande is an wise system, present for you to guard concerns, guaranteeing which can be
    added to flirting with or perhaps tiny gifts want to know how she
    is improper with the the lady stayed talking to.
    Exactly how to be slow; not necessarily tune in to long lasting traditional edge therefore they succeed threats, close friend Bryson and reminisce you prove still his or her lover the reason why they have a far more by means of Liz Bryson plus the girl air helpful to grow to be famous
    in turn with dancing out.