Trabalhadores(as) Funpar entregam pauta do ACT ao reitor da UFPR

Os trabalhadores e trabalhadoras da Funpar/HC, juntamente com a comissão obreira e a coordenação do Sinditest, protocolaram a proposta de Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2018/2019 da categoria, e fizeram a entrega da pauta de reivindicações ao reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, na Sala dos Conselhos da instituição, na manhã desta sexta-feira (20).

A mobilização teve início em frente ao prédio do anexo B do HC, por volta das 8h. Os trabalhadores e trabalhadoras se concentraram, tomaram café da manhã, confeccionaram cartazes e combinaram palavras de ordem para o encontro com o reitor.

Em seguida, a comitiva se dirigiu à Reitoria da UFPR com faixas e cartazes e fez um agito do lado de fora do prédio, enquanto aguardava a chegada do reitor. Ricardo Marcelo recebeu os funparianos e funparianas na Sala dos Conselhos, onde muitos(as) dos(as) trabalhadores(as) jamais haviam estado.

“Nós da comissão obreira nos debruçamos sobre as leis, e todas nossas propostas estão dentro da legalidade, e baseadas também nas suas promessas de campanha”, declarou ao reitor a trabalhadora Juçara Oliveira. Ricardo Marcelo, por sua vez, reafirmou seu compromisso de valorizar a categoria e relembrou o ACT do ano passado, em suas palavras, “o melhor acordo dos últimos 20 anos”.

“Com um ano e meio de gestão já demos algumas demonstrações de como valorizamos o pessoal da Funpar. Na minha primeira reunião com o Sindicato me comprometi a dar prioridade para o pagamento dos salários, e só depois pagar os fornecedores, e isso se cumpriu efetivamente. O ACT do ano passado foi muito vantajoso e foi celebrado em um momento de crise. Essa crise se agravou, o orçamento de 2018 veio menor que o de 2017”, ressalvou o reitor.

Ricardo Marcelo também comunicou que esteve no Ministério Público do Trabalho para renegociar as demissões de 2019. “Ficou bastante clara a sensibilidade do Ministério Público quanto a isso.”

A cada reunião de negociação que houver, os trabalhadores e trabalhadoras estarão mobilizados para reivindicar as propostas e defender seus interesses. A primeira reunião do ACT será divulgada em breve. Aguarde.