Trabalhadores Funpar/HC entram em greve na segunda, 06

330

um98

Os trabalhadores Funpar/HC entrarão em greve a partir da próxima segunda-feira, 06. A proposta foi aprovada por unanimidade em assembleia da categoria na manhã desta quinta, 02, após a Fundação da Universidade Federal do Paraná ter apresentado uma contraproposta de reajuste salarial de 5,2%. O índice mal cobre metade da inflação acumulada no período de maio de 2015 a maio de 2016, mês em que deveriam ter sido concluídas as negociações do acordo coletivo. Embora ainda não tenham sido divulgados os números oficiais da inflação de maio deste ano, a projeção do Dieese é que a soma dos últimos 12 meses fique em 9,97%.

A oferta de 5,2% foi feita via telefone, na noite de quarta-feira, 01, pelo advogado da Funpar Luiz Antonio Abagge. “Ele nem sequer enviou um ofício, que seria o correto, oficializar a proposta. Ou seja, na verdade, nós não temos proposta do patrão”, reclamou o coordenador-geral do Sinditest-PR, José Carlos de Assis.

Na assembleia, ele bateu forte no reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, que tem aparecido em diversos órgãos de imprensa a propósito de fazer uma “campanha de arrecadação” para o HC, admitindo que o “hospital vive uma grave crise financeira”. Para José Carlos, Zaki Akel aproveita essas aparições para desgastar previamente os movimentos reivindicatórios dos trabalhadores. “Já estão destruindo a nossa greve na mídia. Todo dia o Zaki faz uma choradeira, mendigando ridiculamente na TV, pedindo dinheiro para ex-alunos, pedindo para depositarem na conta. Quer que nós passemos como os “sem coração”, os que não entendem a situação do hospital”, disparou.

Carmen Luiza Moreira, trabalhadora Funpar/HC e também coordenadora-geral do Sinditest-PR, foi outra a criticar duramente a atual campanha da reitoria nos veículos de comunicação. “Se o professor Zaki agora sai na mídia passando a sacolinha, não é problema nosso. Porque quando a gente lutou contra a Ebserh, a gente alertou sobre o que ia acontecer. A gente quase se ajoelhou para as pessoas nos ajudarem. A gente enfrentou muita bomba.”

um99

Carmen Luiza Moreira: “Se o professor Zaki agora sai na mídia passando a sacolinha, não é problema nosso. A gente alertou sobre o que ia acontecer”.

Os trabalhadores da base da Funpar/HC fizeram coro e censuraram a postura do dirigente da UFPR. “Todo ano, quando começa o acordo coletivo no HC, é essa conversa de que o “hospital está doente”. Essa é a verdade”, lembrou um deles. “Mas enquanto a geladeira deles está cheia, a de muitos dos nossos está fazia. Você abre e só falta cair a porta. A gente aqui é tratado pior do que cachorro”, bradou.

Antes da greve
O Sinditest-PR enviou a primeira proposta de acordo coletivo para a comissão de negociação patronal no dia 13 de abril, reivindicando um reajuste de 20,16%. Desde então, precisou lidar com uma série de manobras protelatórias da assessoria jurídica da Fundação, que primeiro questionou a legitimidade do sindicato como representante dos funcionários da Funpar e depois tentou ganhar tempo enquanto pedia “um voto de confiança” para elaborar planilhas sobre os impactos financeiros do reajuste. A primeira contraproposta, de 5%, chegou apenas na semana passada, quase um mês e meio após o Sinditest-PR dar início ao processo.

Os trabalhadores da base criticam o fato de, além da demora e da contraproposta rebaixada, a Fundação não ter sequer tocado em outros pontos que constavam no documento inicial enviado à patronal e que não teriam impacto financeiro (como a manutenção dos postos de trabalho para além de 2019, prazo fixado em um acordo judicial para que os trabalhadores da Fundação fossem demitidos; o pagamento dos salários no primeiro dia útil de cada mês; e a estabilidade para delegados de base e membros da comissão de negociação).

“Isso mostra que não é só questão de dinheiro, mas da importância que dão para nós”, concluiu um trabalhador.

Na segunda, 06, o primeiro dia da paralisação, os grevistas se reunirão no HC a partir das 6h30 da manhã, no hall dos elevadores.

Sandoval Matheus,
Assessoria de Comunicação do Sinditest-PR.

Compartilhar.

Autor

330 Comentários

  1. Pingback: cytotmeds.com

  2. Pingback: prednisone 10 mg 48 pack

  3. Pingback: compare remdesivir and hydroxychloroquine

  4. Pingback: priligy 30 mg price in india

  5. Pingback: friends with benefits free online dating

  6. Pingback: canadian generic priligy

  7. Pingback: hydroxychloroquine testing update

  8. Pingback: is hydroxychloroquine prescription only drug

  9. Pingback: oral hydroxychloroquine for head lice

  10. It’s the best time to make some plans for the long run and it is time
    to be happy. I’ve learn this publish and if I may I wish
    to suggest you some fascinating things or advice.
    Maybe you can write next articles relating to this article.
    I want to learn more issues about it!

  11. I’ll immediately grasp your rss feed as I can’t to find your e-mail subscription hyperlink
    or e-newsletter service. Do you’ve any?
    Please let me recognize so that I may subscribe. Thanks.

  12. It’s the best time to make some plans for the future and it’s time to be
    happy. I’ve read this post and if I could I desire to suggest you some interesting things or
    advice. Maybe you can write next articles referring to this article.
    I desire to read even more things about it!

  13. It is appropriate time to make some plans for the future
    and it’s time to be happy. I’ve read this post and if I could I want to suggest you some interesting things or suggestions.

    Perhaps you could write next articles referring to this article.
    I desire to read more things about it!

  14. Hello there! This blog post could not be written much better!

    Going through this post reminds me of my previous roommate!
    He always kept talking about this. I’ll forward this information to him.
    Fairly certain he’ll have a good read. I appreciate you
    for sharing!

  15. I’ve been browsing online greater than 3 hours lately, but I never found any attention-grabbing article like
    yours. It is beautiful price sufficient for me. Personally,
    if all website owners and bloggers made good content material as you did, the internet will likely
    be a lot more useful than ever before.

Leave A Reply

X