Técnicos em ação: mudando o olhar das pessoas sobre deficiência

0

Todas as pessoas devem ter acesso aos benefícios da vida em sociedade: este é o princípio da inclusão social. Porém, ainda é frequente encontrar indivíduos resistentes ao convívio com as diferenças dos outros, o que pode gerar discriminação, muitas vezes por pura falta de conhecimento.

Esta foi a observação de Luiz Renato Martins da Rocha, tradutor e intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) que atua no campus de Cornélio Procópio da UTFPR, ao se deparar com o comportamento hostil de alguns estudantes, em sala de aula, em relação a um colega surdo da classe.

Técnicos em ação: mudando o olhar das pessoas sobre deficiência

Se há alguma dificuldade na inclusão social de pessoas com deficiência, com certeza não é da parte delas! Conheça o projeto “A Educação como Agente de Transformação”. A iniciativa de diversos TAEs do campus Cornélio Procópio da UTFPR está transformando mentes e estruturas por onde passa:

Posted by Sinditest-PR on Wednesday, January 22, 2020

Em parceria com outros servidores que vivenciam situações semelhantes, o TAE desenvolveu o projeto A Educação como Agente de Transformação. O objetivo é promover a reflexão sobre a importância da inclusão social e mudar posturas preconceituosas.

Do projeto nasceu o documentário História de Vida de Servidores com Deficiência da UTFPR: A Educação como Agente de Transformação, que é exibido principalmente em escolas do município e da região. A produção mostra diversos profissionais da UTFPR que atuam com excelência em suas áreas, pois em nada são prejudicados por suas deficiências.

O documentário já alcançou milhares de pessoas em diferentes setores da sociedade, recebeu bolsa da Pró-Reitoria de Relações Empresarias e Comunitárias (PROREC) e está transformando as comunidades onde é exibido.

A técnica Gloria Alfredo Cruz, que atua como pedagoga na unidade, também participa do projeto.

Clique aqui para assistir ao documentário História de Vida de Servidores com Deficiência da UTFPR: A Educação como Agente de Transformação.

Fonte: Sinditest-PR

Compartilhar.

Autor

Comments are closed.

X