TAE’s sabatinarão direção da UTFPR sobre câmpus Neoville

im41

A direção do câmpus Curitiba da UTFPR será novamente questionada sobre a sede Neoville, em reunião nesta sexta-feira (12), das 14h às 16h, no auditório. O Sinditest convida as servidoras e os servidores técnico-administrativos para sabatinarem o diretor César Augusto Romano sobre o processo de transferência para a nova sede, que tem sido conduzido de forma negligente, apressada e pouco transparente.

A última reunião com a direção, realizada no dia 13 de julho, foi marcada pelo boicote às perguntas dos servidores e servidoras e pelo discurso de tom institucional. A incerteza de como e quando se dará a transferência está tirando o sono dos trabalhadores e trabalhadoras, que exigem respostas. Para evitar que o encontro se transforme novamente em palco para direção, o Sinditest comunicou Romano sobre o formato da sabatina. Primeiro, os e as TAE’s farão suas intervenções, depois, a instituição dará explicações.

De acordo com o servidor técnico-administrativo da UTFPR e coordenador geral do Sinditest, Carlos Pegurski, não existe nem suporte da gestão federal para a transferência nem projeto de ocupação. Orçamento, muito menos. O prédio localizado na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), que foi adquirido no fim de 2014, sequer está pago. Há parcelas previstas até 2017 para quitar o valor total de R$ 65 milhões.

Falta de estrutura

A nova sede funcionará em um prédio composto por dois barracões. O galpão que será destinado aos departamentos era o chão de fábrica da antiga Siemens. O local não tem a mínima condição de abrigar atividades acadêmicas. “É um barracão fechado com pé direito alto e sem janelas. Como é que vão colocar laboratórios, que muitas vezes têm maquinário barulhento, ao lado de salas de aula?”

O coordenador lembra que não há recursos para realizar as adequações necessárias. “Não tem financiamento, não tem dinheiro para reforma. Com o ajuste fiscal que a educação está sofrendo, não está tendo dinheiro nem para custear o câmpus Curitiba, quanto mais para construir a nova sede”, afirma.
Apesar de não haver estrutura adequada, o curso de Educação Física foi transferido para a sede Neoville no início deste ano.

Insegurança

O que mais preocupa o Sinditest é a segurança das alunas e trabalhadoras, ressalta o coordenador. “Temos receio de que essa transferência apressada abra brechas para que ocorra aqui o que ocorreu na UFG [Universidade Federal de Goiás]. Lá, com o ajuste fiscal, cortaram verbas da iluminação e da segurança. A consequência foi que o número de estupros subiu de forma alarmante. Quem é o gestor que vai garantir que sem estrutura adequada as mulheres da comunidade universitária não serão expostas a esse risco?”, indaga.

Como em qualquer situação crítica, são os socialmente mais frágeis os mais penalizados. “Tem laboratório que encerra o funcionamento às 22h. O trabalhador estará seguro para voltar para casa de ônibus nesse horário? Ele terá de se planejar para comprar um carro? Em caso de necessidade, o professor vai ter dinheiro para pegar um táxi. Mas e o servidor? E o aluno?”

Carlos lembra que a sede Neoville faz fundos com o Parque do Trabalhador, uma área perigosa da CIC. “O Sinditest não é contra a transferência. Nós acreditamos que inserir a universidade em uma comunidade em situação de vulnerabilidade social vai aproximá-la da realidade da população e contribuir com os projetos de extensão. No entanto, a ocupação da nova sede tem de ser feita de forma segura, adequada, com uma data certa, fixada com antecedência. Nós estamos lutando para garantir isso.”

Desde a compra do prédio, o diretor do câmpus Curitiba da UTFPR vem anunciando novas datas para a transferência a cada início de semestre. Os servidores e servidoras ficam alarmados com essa incerteza, sem saber o que farão com seus aluguéis, com a creche de seus filhos, com o meio de transporte para o trabalho. A última previsão é de que a mudança para a sede Neoville seria concluída em 2018, mas, com a falta de estrutura e verba, tudo indica que ela não será cumprida.

Compareça à sabatina! Não deixe de participar, é o seu futuro que está jogo!

Assessoria de Comunicação e Imprensa do Sinditest – PR

1. 727999 794022This constantly amazes me exactly how blog owners for example yourself can uncover the time and also the commitment to maintain on composing great blog posts. Your site isexcellent and one of my own ought to read blogs. I basically want to thank you. 613946