TAEs dos Laboratórios do CHC pautam plantões noturnos e diurnos em assembleia

Técnicas e técnicos que atuam nos laboratórios do Complexo do Hospital de Clínicas participaram, na noite do dia 29, de uma Assembleia Setorial Virtual para a discussão de problemas específicos do setor: a atual jornada de trabalho e as escalas de plantão. Ambas as demandas foram apresentadas ao Sindicato em reuniões pontuais que são realizadas frequentemente com as trabalhadoras e trabalhadores do CHC.

Primeiro tópico a ser abordado, a atual escala de plantões noturno vem causando indignação nos TAEs – recentemente, a direção do hospital em conjunto com a chefia da unidade do setor de laboratório implementou aumento de dois plantões na carga horária deste ano. No intuito de dirimir a situação e evitar a sobrecarga das equipes que atuam nos laboratórios, os(as) participantes da assembleia deliberaram pelo retorno do procedimento de cálculo que sempre foi feito, sem aumento da jornada.

Segundo ponto de pauta, os plantões do final de semana, na avaliação das trabalhadoras e dos trabalhadores do período noturno, precisa ser revista. Além de atuarem como plantonistas noturnos, eventualmente essas técnicas e técnicos cobrem também os plantões do final de semana, durante o dia.

“Isso já dura anos. O pessoal que trabalha à noite reivindica, de forma justa, que não trabalhem durante o dia, já que são responsáveis pelo plantão noturno. Ficar intercalando o dia com a noite certamente traz prejuízos para a organização da vida e saúde dessas pessoas. É algo que, às vezes, não sentimos de imediato, mas que a longo prazo, com certeza, vai refletir tanto na nossa saúde física quanto mental”, explicou o coordenador do Sinditest Max Dias Colares.

Uma proposta aprovada pelos participantes foi a contratação de plantonistas diurnos, visto que a jornada prevista para as trabalhadoras e trabalhadores da rotina abrange somente os dias úteis.

Visando apresentar as propostas da assembleia, a diretoria do Sindicato já oficiou a Superintendência do CHC e a chefia do Laboratório para uma reunião.

Assessoria de Comunicação do Sinditest-PR