TAEs do Campus Pato Branco, participam da segunda Audiência Universitária e formalizam entrega de documento com reivindicações da categoria ao Deputado Federal Tadeu Veneri

Na última quinta-feira, dia 2, aconteceu no auditório da UTFPR, Campus Pato Branco, a segunda Audiência Universitária, articulada pelo deputado federal Tadeu Veneri, coordenador da Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Públicas, no Congresso Nacional.

A Audiência reuniu um público aproximado de 150 pessoas, entre servidores e alunos dos campi do Sudoeste, o Reitor da UTFPR e autoridades de outras Instituições de Ensino das regiões Sudoeste do Paraná e Oeste de Santa Catarina.

O anfitrião, deputado Veneri destacou a importância do encontro e a motivação de realizar o evento no Sudoeste. “Essas escutas são fundamentais para nos ajudar a guiar nosso trabalho. É fundamental estabelecer essa interlocução direta com a comunidade universitária para a nossa luta em defesa de uma educação superior pública de qualidade”, comentou o Parlamentar. Afirmou, ainda que “o Sudoeste é uma região muito específica, com demandas específicas e necessidades muito pontuais. Trazer esse debate para cá é buscar o entendimento para essa região e ver como se pode impulsionar uma região que sempre foi próspera, mas que poderá sofrer esvaziamento nos próximos anos se não tivermos uma outra solução, que não seja a que foi dada nos últimos 10, 15, 20 anos”.

Os integrantes da mesa se pronunciaram, elencando as inúmeras questões desafiadoras que permeiam as rotinas nas Instituições Públicas Federais. Em relação à UTFPR, o reitor Marcos Flávio de Oliveira Schiefler Filho, pontuou sobre a necessidade da reposição de professores e técnico administrativos em educação (TAEs), o que foi ratificado, com dados locais, pelo diretor-geral de Pato Branco, Gilson Ditzel Santos.

Evidenciou-se nas falas de todas as autoridades que a recomposição do orçamento é fundamental para a retomada da política de ampliação do acesso às universidades, a valorização de servidores (professores e TAEs) e a manutenção da gratuidade de ensino superior público.

Na oportunidade, um destaque especial, foi a participação expressiva de TAEs do Campus Pato Branco que, no espaço concedido durante a Audiência, apresentaram as principais pautas de greve e formalizaram a entrega de ofício, contendo as preocupações e reivindicações da categoria.

O representante dos técnicos, Antônio Carlos Mazzetti, mencionou a importância das Universidades e Institutos Federais para a sociedade, na formação profissional e cidadã, no desenvolvimento científico e tecnológico do país e a influência da categoria dos TAEs para o bom funcionamento das instituições. Os TAEs são responsáveis por, dentre outras diversas funções, planejar, organizar, executar ou avaliar atividades de apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão. São profissionais demandados e têm consciência da necessidade e importância de constante atualização e qualificação, na busca constante de melhorias da qualidade da educação superior pública e gratuita.

Mazzetti destacou, porém, a invisibilidade dos TAEs e traçou o perfil da categoria, citando algumas atividades desenvolvidas pelos mesmos e evidenciando a relação e a inserção direta destas com todo o universo acadêmico, como: etapas e processos de ingresso, permanência e egresso de acadêmicos, em níveis de graduação e pós-graduação; obras e manutenção elétrica, hidráulica, de TI, limpeza, jardinagem, segurança (com apoio e orientação aos colegas terceirizados); contratação de empresas terceirizadas e serviços (acompanhamento, fiscalização, pagamento); aquisição, armazenamento, controle e entrega de materiais para manutenção, aulas, laboratórios e pesquisas; controle patrimonial de bens móveis e imóveis; controle de veículos e espaços utilizados; gestão financeira e contábil; gestão de recursos humanos, desde contratações de TAEs, Docentes e Estagiários, manutenção/atualização de dados funcionais, pagamentos, férias, licenças, até aposentadoria; planejamento de aquisição, conservação, controle de laboratórios, seus equipamentos e materiais, além da orientação a estudantes (laboratoristas); planejamentos de aquisição, catalogação, organização, entrega e recebimento de livros, além de todos os procedimentos de depósitos de TCC, Dissertações e Teses (Bibliotecas); acompanhamento didático e apoio ao docente; acompanhamento ao discente, psicológico, assistente social, todo procedimento de concessão e pagamento de bolsas permanência, atendimento odontológico; disponibilização de salas de aula e laboratórios com ar condicionado, cadeiras estofadas, equipamentos multimídia, acessos à energia e à internet; assessorias de eventos, de comunicação, filmagens; entre inúmeras outras atividades.

No ofício entregue ao Parlamentar estão as principais preocupações dos TAEs em relação à universidade. A nível local, está o reduzido quadro funcional, cuja deficiência histórica gera sobrecarga sobre os profissionais e compromete a eficiência das atividades universitárias, além de gerar impactos na saúde (adoecimento) e na qualidade de vida dos técnicos. A nível nacional, percebe-se a baixa atratividade e o aumento da evasão dos TAEs, gerados sobretudo pela baixa remuneração e deficiências no plano de carreira. Ademais, a alta rotatividade de profissionais, aliada à falta de atratividade, implica na queda na qualidade de serviços prestados e, por conseguinte, na qualidade do ensino superior público.

O documento reivindica a reestruturação e aprimoramento do plano de cargos e carreira dos TAEs (PCCTAE), a recomposição salarial e, especificamente para o Campus Pato Branco, a recomposição do quadro de TAEs.

O público participou por meio de perguntas e comentários sobre questões relacionadas às pautas e o deputado Tadeu Veneri se comprometeu a levar as demandas para debate na Frente e junto ao Ministério da Educação e prosseguir mediando o diálogo entre governo, universidades e institutos.

Legenda da foto: Da esquerda para a direita: Rodrigo Cardoso, presidente do Diretório Central do Estudantes (DCE-PB); Silmara Camargo Wescinski, Técnica administrativa em educação; representante do Comando Local de Greve; Gilson Ditzel Santos, diretor-geral da UTFPR, Campus Pato Branco; Marcos Flávio de Oliveira Shiefler Filho, reitor da UTFR; Tadeu Veneri, deputado federal; Graciela Gehlen, diretora-geral do IFPR, Campus Palmas; Nilton Brandão; Marcos Antônio Beal, representante da direção-geral da UFFS, Campus Chapecó; Edson Fagundes, presidente do Sindicato dos Docentes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (SINDUTF-PR).

Legenda da foto: Os TAEs Silmara Camargo Wescinski e Antônio Carlos Mazzetti no momento da entrega do Ofício ao Deputado Federal Veneri.