TAEs da Unila convocam nova assembleia para discussão do teletrabalho

Técnicas e técnicos administrativos em educação lotados na Unila participaram, na última terça-feira, 18 de maio, de uma assembleia da categoria. A reunião, realizada no halll de entrada do Edifício Lorivo, foi convocada pelo Sinditest-PR e teve como ponto de pauta a discussão sobre o Programa de Gestão de Demandas (PGD) e o Teletrabalho, considerando a Minuta de Resolução construída e apresentada para apreciação do Conselho Universitário da instituição.

Como encaminhamento sobre o tema, os participantes aprovaram a convocação de uma nova assembleia, prevista para o dia 27 de maio. Um debate online sobre o programa será realizado hoje, 23 de maio, às 18h, como atividade de compensação dos dias paralisados, pela plataforma Zoom.

“Foram duas horas de assembleia sobre os benefícios e as possíveis problemáticas da implantação desta nova modalidade de trabalho e também a respeito das novidades que o Decreto 11.072/2022 trouxe para o tópico. Vamos prosseguir amadurecendo com as nossas análises através da participação da categoria, por isso é muito importante que os técnicos participem efetivamente das iniciativas”, explicou o delegado de  base Fernando Matias.

Negociação da pauta local

Dando continuidade à negociação das demandas locais aprovadas em assembleia, os técnicos Luiz Matias e André Macedo, ambos delegados de base, representaram a categoria em uma reunião realizada no dia 18, mais cedo, às 11h, com a Reitoria da Unila. Em pauta, o Acordo de compensação de horas de atividades sindicais e Minuta de Resolução do Programa de Gestão por Demanda.

Sobre o primeiro ponto, vale destacar a reivindicação apresentada pelos representantes dos TAEs quanto a necessidade, por parte da gestão da Universidade, de uma comunicação mais eficiente do acordo de compensação e das possibilidades negociadas, pois a informação não chegou na base conforme foi negociado. Diante da reclamação, a Reitoria se comprometeu a colaborar, ampliando os esforços de divulgação.

Na oportunidade, os delegados informaram ao Reitor que a categoria permanece estudando a Minuta de Resolução do PDG, com atividades marcadas para tal finalidade. O Reitor confirmou que aguardará os debates e disse que com o Decreto 11.072/2022 também há dúvidas sobre o tema por parte da gestão.

“Estamos evoluindo nos acordos da pauta local e percebemos que cada vez mais os técnicos da Unila estão engajados nas questões que afetam o nosso dia a dia, principalmente quando se trata da questão do teletrabalho”, finalizou Warner Lucas,  coordenador sindical.

Assessoria de Comunicação do Sinditest-PR