Sinditest realiza primeira reunião com o Reitor da UTFPR Luiz Alberto Pilatti

A diretoria do Sinditest, dando sequência as agendas institucionais, participou, na tarde de hoje (30), de um encontro com o reitor da UTFPR Luiz Alberto Pilatti. A reunião teve por objetivo apresentar o novo grupo à frente do Sindicato – Reconstruir o Sinditest pela base – à direção da Universidade.

“Continua tudo da mesma forma. Eu tenho tido, felizmente, uma boa interlocução com as entidades. Eu entendo que cada ente tem o seu papel, mas o objetivo é comum. Dentro dos limites, eu sempre procurei fazer da forma que seja a melhor possível, pois nós também temos o objetivo de atender bem, melhorar as condições dos servidores. Estamos vivendo um momento que não é simples. Entendo, de verdade, que andando juntos podemos preservar os direitos. Estou disposto a conversar”, garantiu Pilatti.

Para Claudia Nardin, coordenadora geral do Sindicato e trabalhadora da Universidade, é importante que a Reitoria e o Sinditest trabalhem juntos em defesa dos servidores e também da instituição. “É importante dizer que o sindicato tem por objetivo a defesa da categoria, mas não apenas. A nossa última greve foi contra a PEC 55, que afeta diretamente as universidades. Pelas declarações que temos visto desse novo governo as universidades vão sofrer ainda mais cortes e sanções. A nossa defesa é pela universidade também, que é a nossa casa. Essas pautas são comuns a nós, queremos que a instituição seja a melhor sempre”.

Assuntos de interesse da categoria também foram abordados nesta primeira reunião. Todos eles serão aprofundados e discutidos, prioritariamente, com a base.

Terceirização das atividades administrativas

“Eu diria para vocês, com muita tranquilidade, que esse é um ponto que vocês não devem se preocupar. Grande parte do que nós estamos fazendo é para resolver a questão dos alunos com necessidades especiais. O único campus que está com uma situação mais complicada é Curitiba, mas mesmo assim é irrisório. Não estou dizendo que nós não demos algum passo nisso, mas só em situações realmente dramáticas”, afirmou Pilatti.

Redução de Jornada para pós-graduação

“Em alguns campi a negativa está sendo dado dizendo que houve uma orientação da reitoria que era pra não conceder mais que 25%”, denunciou ao Reitor Claudia Nardin.

De acordo com a Reitoria não existe essa orientação. “Vale a normativa aprovada no ano passado, PROPPG 04A/2017. Ela ainda está vigente”.

Ponto Eletrônico

O ponto eletrônico, assunto que tem tirado o sono dos servidores, tem sido estudado por uma comissão constituída no ano passado. De acordo com a Reitoria, o trabalho do grupo, que estuda a sua viabilidade, ainda não foi concluído. O Sinditest acompanha de perto esta questão.

A série de reuniões institucionais com os Reitores das instituições que compõem a base do Sindicato termina no início de maio, com a apresentação da gestão sindical ao Reitor da Unila Gustavo Vieira.