Sinditest realiza curso de formação política nos campi do Sudoeste

im64

Uma oportunidade única para discutir aspectos da Reforma da Previdência com a administração e a população de Dois Vizinhos e região. Esta é a proposta de uma Audiência Pública convocada pela Câmara de Vereadores da cidade. A sessão, marcada para a próxima quinta-feira, dia 23, às 19h, no Centro Cultural Arte e Vida, foi solicitada e está sendo organizada por nove entidades de representação dos trabalhadores e trabalhadoras, entre elas o Sinditest-PR.

Os(as) coordenadores(as) do sindicato, Claudia Nardin, da UTFPR Dois Vizinhos, e Bernardo Pilotto, responsável pela pasta de formação política e sindical da entidade, estarão entre os participantes do evento. Compõem a mesa da Audiência: Eric Gil Dantas, economista do Instituto Brasileiro de Estudos Políticos e Sociais (Ibeps), Geonir Advard Fonseca Vincensi, Advogado Trabalhista, e Nádia Brixner, Agente educacional do Paraná. “É muito importante que a nossa base participe desta discussão, esteja por dentro do assunto, traga suas dúvidas e exija dos seus representantes no Congresso, através dos vereadores e prefeito”, enfatiza Claudia.

Para Dantas, que é também doutorando em Ciência Política pela UFPR, o acesso à informação é imprescindível para o enfrentamento aos ataques do governo à classe trabalhadora. A Reforma da Previdência está aí e, se aprovada, vai atingir profissionais de todos os regimes. “Para as servidoras e servidores públicos a maior mudança é a transformação do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) nos principais pontos ao do Regime Geral da Previdência Social (RGPS). Ou seja, o teto salarial e o tempo mínimo dos(as) servidores(as) públicos(as) serão os mesmos dos(as) servidores(as) da iniciativa privada.”

Formação Política

Durante a viagem, o Sinditest vai promover ainda um curso de formação política sobre o ajuste fiscal e a PEC 287, a “Pec da Bengala”. A iniciativa, aberta a toda a comunidade acadêmica – estudantes, professores(as) e técnicos(as), será realizada no dia 23 de março, às 14 horas, no auditório do campus da UTFPR em Dois Vizinhos, e na manhã do dia 24 em Pato Branco.

O minicurso sobre ajuste fiscal tem por objetivo localizar os técnicos e técnicas na atual conjuntura. “Todos os ataques deferidos pelo governo Temer, como a PEC 55 e a Reforma Trabalhista, integram parte do chamado “ajuste fiscal”, apesar de serem reformas profundas e não só conjunturais”, explica Eric, um dos responsáveis pela formação.

Fique atento(a) às nossas redes sociais. Mais informações sobre os cursos, previstos para acontecer também nos demais campi, serão divulgadas em breve. Participe!

im65

Silvia Cunha,