Sinditest realiza assembleias setoriais para discussão sobre a Reforma da Previdência

Discutir aspectos da contrarreforma da Previdência, esclarecer dúvidas sobre a jornada flexibilizada de 30 horas e dar início as primeiras discussões sobre a campanha salarial. Esta é a proposta de uma série de assembleias setoriais que começam a ser promovidas pelo Sinditest. A primeira delas, realizada hoje (18) na PRAE – Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, reuniu trabalhadoras e trabalhadores do setor que incluíram ainda a questão da avaliação de desempenho como um dos pontos de pauta.

“A ideia é que esses encontros com a base fomentem o debate da próxima assembleia geral, marcada para o dia 27, que é quando daremos o “pontapé” oficial da nossa campanha salarial”, explica o coordenador de administração e finanças do Sindicato Max Dias Colares.

Para ele, ampliar com a categoria o diálogo sobre a questão da Previdência fortalece as próximas lutas.  “A questão das 30 horas também é uma pauta difícil. Assim como as demais instituições, as Universidades Públicas não ficaram de fora desses ataques aos nossos direitos. A instrução normativa 02, que foi emitida no governo Temer, veio para acabar com a jornada flexibilizada. É algo que a gente já estava prevendo, mas não sabia como e quando ia acontecer”, afirma. “Aqui na Universidade ela foi pautada no Conselho Universitário, vocês acompanharam de perto e o COUN revogou a antiga resolução, uma derrota pra nossa categoria. A pressão do governo é taxativa”, enfatiza.

Além de preparar os trabalhadores para os próximos enfrentamentos, as assembleias setoriais visam também a constituição de duas comissões: uma referente à jornada flexibilizada e outra para o acompanhamento da avaliação de desempenho. Para isso, cada setor deverá indicar os seus representantes. Na PRAE, após discussão interna entre os funcionários, ficou definido que os nomes serão indicados na próxima assembleia geral.

“Agora, nós servidores precisamos disputar os espaços dentro da Universidade. Seja em Comissões de acompanhamento da jornada flexibilizada de 30 horas, seja também em comissões que façam o acompanhamento das avaliações de desempenho. Não podemos deixar apenas a gestão decidir os rumos da universidade. Os trabalhadores têm que se inserir e disputar cada pauta importante para a categoria”, relembra o coordenador sindical.

O campus Botânico é o próximo a se reunir setorialmente, nesta quinta-feira, dia 21, em local a ser confirmado. Fique atento as nossas redes: novas assembleias serão divulgadas em breve.

________________________________________________________________________

Confira abaixo o calendário de assembleias setoriais: