Sinditest-PR se reúne com a direção do HC para tratar dos problemas que estão afetando os trabalhadores

A direção do Sinditest-PR se reuniu com a Superintendência do HC-UFPR na tarde desta quinta-feira (5). No início do encontro, a direção do hospital informou sobre a necessidade de remanejar auxiliares de enfermagem para a Maternidade Vitor Ferreira do Amaral (MVFA), para garantir a manutenção de 20 leitos abertos, por causa da demissão dos trabalhadores da Funpar lotados naquela unidade.

Dentre as justificativas alegadas pela direção do HC, estavam os processos judiciais questionando o desvio de função desses trabalhadores e a resolução do Conselho Federal de Enfermagem, que restringiu o rol de atividade desempenhadas pelos auxiliares.

Ao ser questionada pelo sindicato sobre a existência de decisões judiciais que determinassem a saída desses trabalhadores das unidades do HC, a superintendente, Claudete Reggiani, informou que não se tratavam de decisões judiciais específicas, mas sim de orientação da Procuradoria Federal da UFPR diante da grande quantidade de processos que questionam os desvios de função.

Sobre o quantitativo, Claudete informou que neste momento serão remanejados 15 auxiliares de enfermagem para a Maternidade.

O Sinditest-PR se posicionou contrário às remoções ex-oficio destes profissionais para fora do hospital e conseguiu da administração do HC o compromisso de que todas as movimentações serão negociadas com os trabalhadores, inclusive com intermédio do sindicato quando solicitado.

Além disso, a direção do sindicato defendeu que a movimentação de auxiliares de enfermagem não pode ser usada como retaliação contra aqueles trabalhadores que foram à Justiça em busca de seus direitos.

Diante disso, o Sinditest-PR orienta os auxiliares de enfermagem que estiverem nesta situação para que procurem o sindicato, caso sejam chamados em processos de remanejamento.

Sobre a situação caótica dos ambulatórios, vivida ao longo dessa semana após a demissão de 182 trabalhadores da FUNPAR (majoritariamente lotados neste setor), a direção do HC mais uma vez lamentou a execução da decisão judicial que determinou o encerramento do vínculo desses trabalhadores, bem como os estraves no processo licitatório para contratação de terceirizados iniciado em abril.

Apesar disso, a superintendente disse estar otimista em poder contar com os trabalhadores terceirizados, que em sua maioria serão lotados nos ambulatórios, já a partir de janeiro.

O Sinditest-PR se contrapôs a isso, avaliando que o processo licitatório não deve se encerrar tão rapidamente, e cobrou da administração do hospital quais seriam as ações para resolver a atual sobrecarga de trabalho e eventuais desvios de função vividas hoje pelos servidores do RJU e empregados da EBSERH, que seguem nessas unidade fazendo o atendimento na ponta à população.

A direção informou que está reduzindo o número de consultas para os próximos meses e realocando trabalhadores de outros setores do HC para auxiliar nos ambulatórios.

O Sinditest-PR destacou que a pressão de chefias para que trabalhadores realizem tarefas fora do escopo de seus cargos não serão tolerados e manifestou sua indignação ao saber que a mão de obra de estudantes estagiários será utilizada para suprir funções administrativas.

Diante disso, Reggiani acatou a solicitação do sindicato de que a direção do HC emita um comunicado à população (que deverá também ser afixado nas entradas dos SAMs) sobre a situação nos ambulatórios, salientando que a responsabilidade pela demora no atendimento, cancelamentos e reagendamentos de consultas, e outros problemas, não é dos trabalhadores que prestam naquelas unidades um serviço de excelência aos cidadãos.

No final da reunião, foi discutida a nota técnica da assessoria jurídica do Sinditest-PR sobre as trocas de plantão. A Superintendente reafirmou que não há qualquer orientação da direção do HC impedindo troca de plantões e que havia submetido a nota técnica do sindicato para a Divisão de Gestão de Pessoas.

O Sinditest-PR apresentou as queixas dos trabalhadores sobre a falta de critérios para as trocas de plantão. Após pressão do sindicato, a direção do hospital, através da Divisão de Enfermagem, se comprometeu a elaborar um Procedimento Operacional Padrão (POP) que regulamente e padronize os critérios para a confecção de escalas de trabalho e troca de plantões.

O Sinditest-PR continuará acompanhando de perto todas as movimentações dentro do HC, e permanecerá cobrando da administração medidas para que as mudanças que estão ocorrendo não prejudiquem os servidores.

O sindicato também reafirma aos trabalhadores que está à disposição para receber demandas e queixas sobre problemas que estejam ocorrendo dentro de qualquer unidade do Hospital ou de qualquer lugar das universidades de sua base.

Fonte: Sinditest-PR