Sinditest-PR realiza assembleia com trabalhadores(as) das bibliotecas da UFPR

Uma assembleia do Sistema de Bibliotecas (SiBi) convocada pelo Sinditest para discutir o ofício enviado pela Reitoria da UFPR foi realizada na manhã da última sexta-feira (29), no anfiteatro da Biblioteca de Humanas. A assembleia tratou do Ofício UFPR 386/18-R que determina a realização de um diagnóstico do SIBI que deverá constar de relatório a ser apresentado por uma comissão composta por conselheiros em 45 dias. O mesmo ofício também determina que seja sobrestado qualquer processo interno para escolha de chefias.

A comissão é formada por quatro conselheiros docentes, dois conselheiros técnicos e dois conselheiros discentes do Conselho Universitário (COUN). Acesse aqui o ofício.
A assembleia foi transmitida pela página do Sinditest-PR no facebook e, após longa rodada de intervenções, aprovou a solicitação à reitoria para que a comissão seja paritária, com a indicação de mais dois técnicos-administrativos (um da direção do Sinditest e outro do do SiBi) além de pedir a retirada do item que trata do processo de eleição interna. Os(as) trabalhadores(as) também decidiram que mais assembleias (setoriais e/ou gerais) serão realizadas, com frequência, para acompanhamento da questão e repasse de informes à categoria. A próxima está agendada para acontecer no dia 11 de julho, às 15 horas no mesmo local.

“Existem vários elementos políticos passando por esse ofício, visões diferentes sobre a gestão e de como deve ser a condução de uma universidade até questões que envolvem os limites do nosso trabalho enquanto técnicos”, comentou a coordenadora de Comunicação e Imprensa do Sinditest, Carla Cobalchini.

Mariane Siqueira, coordenadora de Administração e Finanças do Sinditest e conselheira do COUN, informou que ficou sabendo que integrava a comissão nomeada pelo Reitor na última sexta-feira (29), junto com o técnico Valter José Maier. “Nosso papel nesta comissão deve ser de dar voz aos servidores técnico-administrativos das bibliotecas e trazer cada informação para ser debatida aqui em assembleia, defendendo a ampliação da democracia e da transparência.”

De acordo com o informe passado por Valter, em reunião realizada com os conselheiros técnico-administrativos, o Reitor não garantiu que aceitará modificações na comissão. Os técnicos do SiBi manifestaram preocupação com a interferência da administração no processo de consulta para direção do Sistema, e alguns deles chamaram a atitude do reitor de intervenção e de golpe.

O coordenador de Organização por Local de Trabalho Youssef Ali lembrou que o atual momento é de retrocesso da democracia e avanço do autoritarismo, portanto, é importante lutar pela paridade entre as categorias na comissão nomeada pelo reitor, bem como pela clareza de todo e qualquer processo, garantindo que qualquer processo de escolha tem peso igual para todos o técnicos.

Alguns trabalhadores(as) do SiBi se manifestaram durante a assembleia, e deram depoimentos de que as consultas para chefia do SiBi não tinham regras claras, e que a computação dos votos não era feita de maneira transparente. Outros(as) técnicos(as) fizeram relatos diferentes, e afirmaram que as consultas eram, sim, democráticas.

A discussão segue e a categoria está novamente convidada a participar de uma assembleia setorial organizada pelo Sinditest.

Serviço:
Assembleia setorial dos servidores técnico-administrativos das Bibliotecas da UFPR
Quando? Dia 11 de julho, quarta-feira, às 15 horas
Onde? Auditório da Biblioteca de Humanas – Prédio Dom Pedro I. Campus Reitoria da UFPR

Participe!