Sinditest-PR integra a luta das mulheres no 8M

Em mais uma ação integrada entre movimentos sociais, feministas e sindicais, o 8M em Curitiba contou com a participação de centenas de mulheres trabalhadoras, entre elas representantes do Sinditest-PR. No dia 8 de março, a capital paranaense ouviu as vozes femininas. No bairro Parolin, elas exigiram direitos iguais e pediram paz, com o fim da violência de gênero com o mote “Mulheres da favela exigem paz!”.

No Dia Internacional de Luta das Mulheres Trabalhadoras, elas marcharam com cartazes e performances que retrataram as desigualdades ainda presentes na sociedade brasileira. “Lutamos por respeito, valorização e direitos fundamentais, como o acesso à empregos e salários dignos e igualitários, educação de qualidade e o fim do feminicídio”, destaca Juliana Mittelbach, servidora do HC.

Presente no ato, a coordenadora de Formação e Política Sindical, Aline Almeida avalia a importância de mobilizações como o 8M. “É o momento de todas se unirem e reforçarem as pautas coletivas, com reivindicações que vão além das pautas de uma única categoria”, enfatiza Aline.

Nas faixas levantadas e nas frases de protesto, as mulheres de Curitiba pediram paz, liberdade, dignidade, direito à aposentadoria, educação, segurança, moradia, livre crença religiosa, planejamento reprodutivo e igualdade de gênero. Nos cartazes, também se lia “Fora Bolsonaro”.

A crítica ao governo federal envolve os recentes ataques às mulheres (com o machismo externado do presidente Jair Bolsonaro), às universidades (com o corte de verbas públicas para educação superior) e aos servidores públicos (com as reformas da previdência e administrativa (esta última em análise no Congresso).

18M

O Sinditest-PR e trabalhadores de todo o país voltam às ruas em 18 de março, o 18M.  O Dia Nacional de Lutas, Protestos e Paralisações em Defesa dos Serviços Públicos, Empregos, Direitos, Soberania Nacional e Democracia terá a participação de sindicatos e movimentos sociais e prevê novos atos de protesto coletivo. Todos contra os desmontes no funcionalismo público. Participe!

Fonte: Sinditest-PR