Sinditest-PR defende isonomia salarial para psicólogos na Ebserh

Há diferenças, mas na luta somos todos TAEs. Por isso, o Sinditest-PR considera justa a luta dos psicólogos por isonomia salarial. Para a diretora Consuelo Trancoso, é preciso avançar nessa questão dentro da Ebserh: “já é reconhecido que a profissão de psicólogo está na lista de profissionais de nível superior, e isonomia é algo benéfico dentro do ambiente de trabalho”.

Para o Sindicato, equiparação salarial atende aos princípios das condições de trabalho ideais para o exercício profissional. Também é clara a ampliação da atuação dos psicólogos na área da saúde e não se pode negar a importância dos mesmos.

“Infelizmente já nos depararmos como excesso de demandas desses profissionais, o que resulta na impossibilidade de um serviço de qualidade, além das interferências na forma de realizar o trabalho, impondo metodologias que se distanciam da prática ideal”, aponta Consuelo.

Isonomia de direitos

Historicamente, o Sinditest defende não só isonomia salarial, mas também equiparação dos direitos dos trabalhadores. “Temos uma dedicação muito forte à busca por condições melhores para todos. A diferenciação de direitos e benefícios entre os vínculos causa desgaste e desânimo”, explica Consuelo.

Vale lembrar que a política de gestão de pessoas do Plano de Cargos, Carreiras e Salários da Ebserh não pode desconsiderar a Resolução 218/1997 do Conselho Nacional de Saúde (CNS): “(…) a imprescindibilidade das ações realizadas pelos diferentes profissionais de nível superior constitui um avanço no que se refere à integralidade da atenção, reconhecendo a(o) Psicóloga(o) no rol dos profissionais de saúde de nível superior”.

Também a atuação dos psicólogos na área da saúde está ligada aos avanços na criação do Sistema Único de Saúde (SUS) e qualquer discussão que não represente respeito ao profissional pode ser considerada como retrocesso pelo Sinditest-PR: “Os avanços já conquistados devem ser respeitados. Os profissionais que atuam com a Psicologia Hospitalar representam mais qualidade e abrangência no tratamento à sociedade”, afirma Consuelo.

Fonte: Sinditest-PR