Sinditest-PR convoca categoria para ato contra cortes na educação

Técnicas e técnicos administrativos em educação, docentes e estudantes das universidades públicas federais do Paraná estão sendo convocados para participarem de um grande ato na próxima quinta-feira, dia 09 de junho, às 18h30, na Praça Santos Andrade. O protesto em defesa da educação, pela  revogação da Lei Geral das Universidades (LGU), contra a PEC 206 e os cortes na educação, está sendo articulado por diversas entidades ligadas à educação e ao funcionalismo. O Sinditest-PR orienta a sua base a somar à manifestação, visto que os impactos dos ataques recentes impetrados pelo MEC atingem em cheio a nossa categoria e prejudicam de maneira substancial os investimentos em pesquisas, ciência e tecnologia.

Na UFPR, estima-se que o bloqueio de 14% no orçamento supere o montante de R$25 milhões. Já na UTFPR, a previsão é de R$19 milhões a menos em caixa. Na Unila o bloqueio significará  a ausência de R$6 milhões para as despesas discricionárias.

“Precisamos mostrar a nossa indignação. O orçamento do Ministério da Educação vem minguando a olhos vistos no governo Bolsonaro, que é nitidamente uma gestão anticiência. O bloqueio dessas verbas já está sendo sentido pelas Reitorias e as consequências para as pesquisas serão inestimáveis. Tememos que a assistência estudantil e itens básicos, como o pagamento das contas de água, luz e energia sejam afetados, o que inviabilizaria o funcionamento das instituições de ensino. É lamentável o descaso com o fomento da ciência, com a tecnologia”, alerta Marcello Locatelli, coordenador jurídico do Sindicato.

Avise os seus colegas e participe!

Assessoria de Comunicação do Sinditest-PR