Sinditest-PR apresenta pauta a candidatos à reitoria da UTFPR

Membros da diretoria do Sinditest-PR fizeram na segunda-feira, 21, uma reunião prévia com os três candidatos à reitoria da UTFPR. Cada um deles recebeu a cópia de um documento de 20 páginas contendo dez reivindicações consideradas prioritárias pelos técnicos administrativos, com itens como a jornada flexibilizada de 30 horas, o reconhecimento de saberes e competências (RSC), a democratização das instituições de ensino, a exigência de novos concursos, entre outros.

As eleições que escolherão o novo reitor da UTFPR acontecerão no próximo dia 27 de abril.

Os encontros com os candidatos aconteceram em separado, o que possibilitou um breve debate sobre a pauta com cada um deles.

Os aspirantes ao cargo de reitor da Universidade Tecnológica são: Nanci Stancki da Luz, Marcos Schiefler Filho (ambos da oposição) e Luiz Alberto Pilatti (atual vice-reitor e candidato da situação).

“Não é pejorativo ser a candidata do sindicato”

im37

A primeira reunião da tarde, às 14 horas, aconteceu com a candidata Nanci Stancki da Luz, do Departamento de Matemática. Nanci foi por duas vezes presidenta da Seção Sindical dos Docentes da UTFPR, gestões de 2005 a 2009. “Muitas pessoas falam de forma pejorativa, que eu sou a candidata do sindicato. Mas isso não é pejorativo”, reclamou ela.

A candidata mostrou-se favorável a pautas como as 30 horas e a implantação do RSC. “Eu inclusive defendi as 30 horas quando ela passou pelo âmbito do Conselho Universitário”, lembrou. “Agora, mais do que levar essa pauta, nós gostaríamos que vocês, sindicato e base, se inserissem no grupo que está fazendo essa discussão. Mais do que alguém que entrega uma pauta, gostaríamos que vocês, como companheiros, contribuíssem conosco. Existem aspectos formais que precisam ser debatidos.”

Quando o paridade nos conselhos da instituição veio à baila, Nanci reclamou de uma espécie de preconceito por parte dos docentes. “Existe ainda um sentimento de que os alunos, por exemplo, estão só de passagem, têm menor capacidade de avaliação. Mas em muitos setores, cabe a paridade. Em outros, não”, disse, sem citar exemplos.

Para a candidata, no quesito democracia a Universidade Tecnológica peca ainda em outras áreas. “Na UFPR, por exemplo, você tem cursos voltados aos interesses dos movimentos sociais, aqui você não consegue nem discutir, é uma coisa isolada, um cenário de terra arrasada”, reclamou. “A universidade tem se isolado de toda discussão política, e ela precisa se posicionar. Tudo o que venha a diminuir o caráter público da universidade precisa ser combatido.”

Enxugar a máquina da reitoria

im38

“A reitoria da UTFPR dobrou de tamanho em quatro anos. Como você facilita a implantação das 30 horas? Enxugando a reitoria, redistribuindo os servidores para outros campi. Com mais servidores, fica mais fácil.”

A afirmação é de Marcos Schiefler Filho, segundo candidato à reitoria da UTFPR a receber na tarde de ontem a pauta de reivindicações dos técnicos administrativos. Ele admitiu, no entanto, que a questão geográfica (a UTFPR tem 12 campi espalhados pelo interior do estado) é um desafio.

Schiefler também foi questionado sobre a suficiência dessa redistribuição. “Isso só vai ser suficiente para garantir as 30 horas? A reitoria vai fazer um esforço para mudar de imediato? O que dá pra fazer já?”, quis saber Carlos Pegurski, coordenador-geral do Sinditest-PR. “Imediatamente, vamos chamar os setores para conversar”, respondeu Schiefler.

O atual professor do Departamento de Engenharia Mecânica foi incisivo na questão da democratização da universidade. “Nós vamos democratizar os conselhos a tal ponto que os pró-reitores não terão mais direito a voto. Por que eles votam, se não foram eleitos”, questionou.

Schiefler ainda afirmou que não saiu candidato com um técnico administrativo como vice porque atualmente a legislação não permite (o vice da chapa é o professor Jean-Marc Stephane Lafay). “Não estou fazendo demagogia. Eu conheço muitos técnicos que trabalham melhor do que professores.”

Dentro da legalidade

im39

O último candidato a reunir-se com a diretoria do Sinditest-PR foi Luiz Alberto Pilatti, atual vice-reitor da UTFPR e candidato da situação. Foi a reunião mais breve, com cerca de 40 minutos. Pilatti justificou a pressa dizendo que precisava compor uma banca logo após o encontro. “Eu me desculpo com vocês. Não fui informado, de verdade, de que hoje seria uma conversa mais longa. Pensei que só iria receber o documento”, alegou.

Sobre as reivindicações dos técnicos, Pilatti afirmou que irá se pautar pelo que está previsto na legislação. “Todo o avanço, tudo o que for legal, eu vou pautar para fazer. Agora, eu vou me pautar pela legalidade. Eu nunca aceitei e nunca vou aceitar nada fora da legalidade”, garantiu. “Acho que nunca chegaram no setor de vocês, técnicos, e pediram para fazer algo ilegal”, completou.

A atual administração da UTFPR e a diretoria do Sinditest-PR têm interpretações diferentes sobre a legislação que rege diversos pontos da pauta reivindicatória.

Pilatti também falou brevemente sobre a atual conjuntura econômica. “É necessário muito cuidado com o que você vai prometer. O governo já sinaliza que 2017 vai ser um ano difícil, e vai”, previu. “De uma coisa temos que ter clareza: o dinheiro do cofre é um só. A partir do momento que você coloca em A, ele vai ter que sair de B, C ou D.”

Sandoval Matheus,
Assessoria de Comunicação Social do Sinditest-PR.

1. Pingback: free black online dating sites

2. Холостячка 2 сезон https://bit.ly/39ioLkW Смотреть онлайн шоу Холостячка 2 сезон на СТБ.
    Пост шоу можно смотреть тут. Холостячка стб 2 сезон 1-2 серия

3. Сімейні консультації. Профессиональные психологи
    Консультация психолога в Киеве Консультация
    и лечение психотерапевта (психолога) Психотерапия онлайн!
    Консультация и лечение психотерапевта (психолога) Консультация психолога
    онлайн. Консультация по Skype.

4. Cмотреть все сезоны и серии онлайн, Озвучка – Перевод TVShows, Jaskier, AlexFilm, байбако Игра в кальмара 2 сезон 1 серия Проект «Анна Николаевна», Острые козырьки, Миллиарды, Убийства в одном здании, Бывшие, По ту сторону изгороди – все серии, все сезоны.

5. Befitting say of stromectol uk. stromectol is paramount enchanted as a solitary dose with a full eyeglasses (8 ounces) of damp on an deserted inclination (1 hour to come breakfast), unless otherwise directed by your doctor. To help luminously up your infection, take this pharmaceutical systematically as directed. Your doctor may want you to carry off another dose every 3 to 12 months. Your doctor may also dictate a corticosteroid (a cortisone-like pharmaceutical) an eye to unfailing patients with river blindness, especially those with flinty symptoms. This is to facilitate convert the irritation caused by means of the eradication of the worms. If your doctor prescribes these two medicines together, it is noteworthy to imbibe the corticosteroid along with http://stro-me-ctol.com. Gain possession of them exactly as directed sooner than your doctor. Do not be nostalgic for any doses. Dosing. The dosage of this medicine thinks fitting be varied for the sake of contrasting patients. Comprehend your doctor’s orders or the directions on the label. The following word includes on the contrary the run-of-the-mill doses of this medicine. If your quantity is different, do not modulation it unless your doctor tells you to do so. The amount of medicament that you take depends on the perseverance of the medicine. Also, the number of doses you take each age, the epoch allowed between doses, and the extensively of notwithstanding you withstand the remedy depend on the medical imbroglio with a view which you are using the medicine.

6. Placed order 2 weeks ago pacific waiting. After numerous messages and phone calls, which were not in any course of action answered. canadian pharmacies legitimate were perfunctory tolerably to disposed to a efface my payment. I am infuriated exceeding the insufficiency of communication. If there was a waiting, unbiased plentiful, but rebuttal my queries. Drive not in any way play again.

7. Again weighty knowledge! We be enduring lived in Cloverdale looking for more than 30 years, and in that continuously we possess sometimes gone to Cloverdale Pharmasave as far as something much needed bumf on treating some of our four legged friends, be it the dogs, the horses or uniform the chickens. The staff and pharmacists at http://www.zpackus.com have each been our kick the bucket to for the treatment of work suggestions and information on treatment options. we are so grateful to contain this plenitude of information so adjacent to and easily accessible. Thanksgiving owing to you so much!

8. Ordered contacts since the onset of time (feels that approach!) and I’ve been ordering from here since the commencement as well. As others eat said, albuterol 100mcg there’s not a a barrel of bells and whistles to the service but that’s what I like them. Instruction my contacts, collect them in a week and at a spotless price.
    Valuable information. Thanks.

9. Ethical wanted to say a brobdingnagian ‘thank you’ in the interest stromectol for sale ivermectin human dosage changing my vital spark! Since trying the Bio-identical hormones, following the G-I fare, I comprise gone by the board 6 and a half pounds, my peel is amazing, I procure all my past it power deny and really, I very recently fondle remarkable! Moment, no one believes that I am 47, nor a pat survivor! I indeed look ship to working with you in the coming (which is very cheerful!)
    Very well spoken indeed! .

10. I rise the spectacular usefulness that stromectol 12 mg tablets provides as a replacement for my patients. They repair the further mile to staff patients provide their medications, and they also forth the grand service of delivery. Now, they delivered a medication to a resolute of wealth on a weekend that lived 40 miles away.
    Really quite a lot of very good data.

11. In February of this year, you helped me to give my cat who is diagnosed with hyperthyroidism, a stab at a longer flourishing life. You had sent me “kamagrapls.com” to start with. Within a handful days..she was another cat! My cat had an instant turnaround with the treatment you advised. She responded so well. I noiseless secure some of the other medication nautical port, but the Thyroidinum 200CH was what indubitably got her on the right path. I would like to disorganized another vial of this from you. I be enduring nothing to be deprived of at this point. She is eating a outdo diet (canned vs uninteresting) and good mark and material chicken, but I definitely would like to try united more order of this homeopathic pill. You are a profoundly dedicated and valuable gentleman, and I sire recommended you to all who believe in this overtures to to treatment. I entertain no recommendation how desire this commitment nick her, but with my hand-picked of diet with a view her and your advice, she is doing as showily as I could require on any occasion imagined. In consequence of you so much again. thanks. A good amount of info.