Sinditest manifesta apoio à 2° Marcha da Enfermagem Rumo ao Congresso Nacional

O Sinditest é uma das entidades apoiadoras da 2° Marcha da Enfermagem Rumo ao Congresso Nacional, iniciativa que acontece hoje, 17 de agosto, em Brasília. O ato, mobilizado por lideranças, trabalhadores e trabalhadoras da enfermagem, conta com a participação de grupos de outros estados. Com o apoio de diferentes organizações, incluindo o nosso Sindicato, o Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (COREN) conseguiu levar aproximadamente 126 profissionais de Curitiba, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, Londrina e do litoral paranaense à manifestação.

A categoria reivindica salário e carga horário de trabalho justas por meio da aprovação do Projeto de Lei (PL) 2564/2020, que estabelece piso salarial aos enfermeiros e enfermeiras, técnicos e técnicas de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras e a carga horário de trabalho de 30h semanais. “A marcha tem por objetivo pressionar para que o PL passe a tramitar no Senado e, obviamente, que o projeto seja aprovado”, ressalta o coordenador sindical Máximo Colares, que também é enfermeiro lotado na UFPR.

Max destaca a importância de apoiar esta luta, sobretudo diante dos retrocessos enfrentados pelo país no governo Bolsonaro.

“A pandemia impôs uma significativa sobrecarga na rotina de trabalho dos profissionais de saúde, assim como também intensificou a sobrecarga emocional. É lamentável ver trabalhadores e trabalhadoras precisando dedicar mais um esforço para conseguir condições de trabalho justas”.

Apesar dos impasses, o coordenador observa que é por meio da luta que os direitos são historicamente conquistados. Ele também reitera a necessidade de valorizar os empenhos dos profissionais da enfermagem, que possuem um papel fundamental no combate da pandemia da Covid-19.