Sinditest apoia a luta pelo piso salarial da Enfermagem

O Sinditest há muitos anos atua em defesa dos direitos das trabalhadoras e trabalhadores das Universidades e dos Hospitais Universitários, sobretudo para os profissionais de saúde, principalmente, em tempos de pandemia. Esta luta é composta pela busca por melhores condições de trabalho, renda e salário, assim como pela jornada de trabalho de 30 horas semanais.

Recentemente no Senado abriu-se a possibilidade de tramitação do Projeto de Lei 2564/2020, de autoria do senador Fabiano Contarato, que institui o piso salarial nacional da Enfermagem e Parteiras. O projeto já recebeu parecer favorável da relatora, a senadora Zenaide Maia e precisa ser pautado pelo presidente Rodrigo Pacheco para apreciação do Plenário.

Na prática, se aprovado, o Projeto de Lei 2564/2020 estabelecerá um piso salarial nos valores de R$ 7.315,00 para Enfermeiras e Enfermeiros, piso de R$ 5.120,00 para Técnicos de Enfermagem, e piso de R$ 3.657,00 para Auxiliares de Enfermagem e Parteiras. Estes valores são baseados na jornada de 30 horas semanais, com abrangência para serviços públicos e privados de saúde. O PL 2564/2020 tenta alterar a Lei 7.498/1986, que até então regulamenta a profissão.

Trata-se de uma reivindicação histórica para a categoria da Enfermagem, um piso salarial justo baseado numa jornada justa de trabalho. Durante a pandemia, tem se levantado a discussão sobre a importância e a valorização das trabalhadoras e trabalhadores da saúde. Nada mais justo que no pior momento da história da saúde pública em nosso país, onde diversos profissionais da saúde vieram a perder a vida por estarem na linha de frente ao combate a pandemia da Covid-19, que a Enfermagem seja reconhecida por seu trabalho no cuidado a saúde população. Nesse sentido, vale ressaltar o papel importante do SUS na garantia a saúde e a vida. Trabalho esse desempenhado nos cuidados aos doentes atingidos pela Covid-19 e no processo de vacinação em massa de toda a população.

Neste sentido, o Sinditest reforça o apoio à luta pelo piso salarial nacional da Enfermagem. Todas e todos também podem contribuir com esta causa. Acesse a consulta pública no site do Senado Federal e vote SIM pelo piso salarial dos profissionais de Enfermagem.

#Pela valorização do SUS 100% público!
#Pela valorização da Enfermagem!
# Pelas 30 horas semanais!
#Aprova PL2564/2020!

Assessoria de Comunicação do Sinditest-PR