Setorial de Mulheres na UTFPR discute gênero e sub valorização do trabalho

848

im33

 

“As mulheres têm papel importante na construção da greve geral e devem ser protagonistas na organização sindical”. A fala é de Ivanilda Reis, coordenadora da Fasubra, durante o I Encontro do Setorial de Mulheres na UTFPR, realizado na última terça-feira (20).  A desvalorização do trabalho feminino, um dos pilares do sistema capitalista; a redução da fala das mulheres e o assédio moral e sexual no ambiente de trabalho – heranças de uma estrutura sexista, também foram assuntos discutidos entre as participantes, reunidas na sede social da Assutef.

“Essa noção de que a mulher é somente corpo e de que não tem outros atributos intelectuais é ainda muito presente. Até no serviço público existe diferença salarial entre homens e mulheres – os cargos mais altos ainda são ocupados por eles. O que existe é uma divisão sexual do trabalho, onde as mulheres estão sempre em posição de desvantagem. É preciso que as relações de trabalho sejam transformadas”, afirmou Nanci Stancki da Luz, advogada membro da Comissão de Estudos sobre Violência de Gênero da OAB-PR.

O encontro, que passará a ser mensal, contou ainda com a advogada militante Luiza Beghetto, que trouxe para o debate esclarecimentos sobre a reforma da previdência, medida que, se aprovada, prejudicará principalmente as mulheres trabalhadoras, que passarão a ter direito à aposentadoria somente com 65 anos.

Representatividade

Convidada para falar sobre representatividade, Ivanilda Reis explicou que apenas 1/3 das universidades brasileiras têm reitoras. Em sua apresentação, a dirigente sindical reforçou que a questão não deve ser restrita apenas ao processo eleitoral. “Falar de representatividade é entender o papel importante que a mulher exerce. As mulheres da burguesia não sofrem os mesmos problemas que as mulheres trabalhadoras. É preciso entender essas diferenças”, afirmou.

Para lvanilda, apenas o enfrentamento diário é capaz de  mudar esta realidade, resquício da sociedade patriarcal. “Os ataques são cotidianos e as mulheres são as principais vítimas. Precisamos assumir a organização dessa luta. É imperativo que coloquemos as nossas pautas na ordem do dia, que dialoguemos, conquistemos no dia a dia espaço nos movimentos. Não conseguiremos garantir os nossos direitos sem lutar contra o capitalismo”, declarou.

Reforma da Previdência

Mudanças na idade mínima para aposentadoria preocupam as trabalhadoras. “A reforma da previdência abre caminho para o neoliberalismo. Só tem direito à previdência social quem contribuiu. Ela não é uma esmola. O que existe é uma defesa ideológica de que a seguridade social deve deixar de existir. As políticas de renúncia fiscal, por exemplo, só demonstram de que lado o governo está”, explicou Luiza Beghetto, última palestrante.

No final do evento, mulheres e homens – minoria do público presente – compartilharam as suas experiências. Um café, com bolo e salgados, encerrou o encontro. Acompanhe as atividades do Setorial de Mulheres nas redes sociais do Sinditest.

im34

 

Silvia Cunha,
Assessoria de Comunicação e Imprensa Sinditest-PR

Compartilhar.

Autor

848 Comentários

  1. Pingback: free dating sim games for pc

  2. Pingback: dapoxetine tablets price

  3. Pingback: hydroxychloroquine 200mg tablets

  4. Pingback: hydroxychloroquine tablets for head lice

  5. Pingback: hydroxychloroquine 200mg lupus

  6. Pingback: acyclovir pekrul krance

  7. Pingback: ivermectil blue pills for men's

  8. Pingback: priligy medicine in india

  9. Pingback: stromectol 400 mg

  10. Pingback: ivermecta clav 125 mg

  11. Pingback: stromectol in pregnancy

  12. Pingback: grossesse et ivermectin 1g

  13. Pingback: deltasone 10 mg uses

  14. Pingback: oral ivermectin

  15. Pingback: ivermectin generic name

  16. Pingback: ibuprofen stromectol

  17. hello there and thank you for your information – I have certainly picked up something
    new from right here. I did however expertise some technical points using this site, as I experienced to reload the site
    a lot of times previous to I could get it to load correctly.
    I had been wondering if your hosting is OK? Not that I’m complaining,
    but slow loading instances times will very frequently affect your placement in google and
    could damage your quality score if advertising and marketing with Adwords.
    Well I’m adding this RSS to my email and can look out for a lot
    more of your respective interesting content. Ensure that you update
    this again very soon. http://harmonyhomesltd.com/Ivermectinum-pharmacology.html

  18. Pingback: buy viagra over the counter usa