Servidores em desvio de função podem receber diferença salarial dos últimos cinco anos

32

47

Os servidores que estão em desvio de função dentro da UFPR podem ganhar na Justiça o direito a receber a diferença salarial dos últimos cinco anos trabalhados. A informação foi dada na manhã desta terça-feira, 12, pela assessora jurídica do Sinditest-PR Elita Morais, durante reunião sobre o tema.

No serviço público, o desvio de função caracteriza-se quando o trabalhador exerce uma função diferente daquela para a qual foi admitido em concurso. Frequentemente, esses trabalhadores são alocados em cargos que, em teoria, pagam salários maiores. No entanto, a diferença não é repassada. É o caso, por exemplo, dos auxiliares de enfermagem que trabalham nas UTIs do Hospital de Clínicas, exercendo a função de técnicos em enfermagem. Mas a situação não se resume ao HC e se estende a toda a UFPR. “Pra Universidade, isso é lucro”, resume Carla Cobalchini, diretora do Sinditest-PR.

Embora garantam o benefício financeiro, é provável que as ações na Justiça por desvio de função forcem os servidores a retornarem aos cargos antigos. “Esse é um ponto pacificado no Judiciário. Nós, da assessoria jurídica, precisamos agir com responsabilidade. Não podemos mentir pra vocês”, admitiu Elita Morais.

A advogada considera, porém, que diante do atual quadro de cortes do governo, a melhor opção é garantir a compensação monetária. Ela cita o exemplo da UTFPR de Ponta Grossa, onde os servidores apenas receberam uma notificação para retornarem a seus antigos cargos, diante do temor da administração de precisar arcar com os custos desse tipo de ação.

Lá, um caso crítico é o de uma trabalhadora concursada para o cargo de auxiliar de serviços gerais, hoje extinto do serviço público e executado por terceirizados. Como não pode voltar para a função de origem, ela é mantida no setor em que passou os últimos anos. “Proibida de tocar em um computador, atender a um telefone, pegar em um papel. Está desesperada, porque passa o dia todo sem fazer absolutamente nada. Isso, além de tudo, é assédio moral”, conclui a advogada.

O Sinditest-PR não deve entrar com uma ação coletiva no caso do desvio de função, mas sim com ações individuais. “Vamos analisar caso a caso. Só vamos fazer aquilo que beneficie o trabalhador”, garante Elita.

Os servidores que quiserem ingressar com as ações devem procurar o sindicato com os seguintes documentos: provas testemunhais e documentais (trabalhadores que presenciaram o exercício de outras funções, atos de nomeação, e-mails da chefia com solicitações de tarefas, cópias de documentos produzidos pelo servidor, entre outros), fichas de avaliação de progressão funcional nas quais constem tarefas desenvolvidas, termo de posse e edital do concurso que realizou.

Sandoval Matheus,
Assessoria de Comunicação Social do Sinditest-PR.

Compartilhar.

Autor

32 Comentários

  1. Pingback: priligy uk

  2. Pingback: hydroxychloroquine 200mg for sale

  3. 305839 55366Its truly a great and useful piece of information. Im pleased that you just shared this useful info with us. Please stay us informed like this. Thank you for sharing. 484053

  4. Pingback: hydroxychloroquine 200 mg tablets sale

  5. Pingback: cheap hydroxychloroquine

  6. Pingback: is hydroxychloroquine working

  7. Today, I went to the beach front with my kids.
    I found a sea shell and gave it to my 4 year old daughter
    and said “You can hear the ocean if you put this to your ear.” She put the shell to her ear and screamed.
    There was a hermit crab inside and it pinched her ear. She never wants to go back!
    LoL I know this is completely off topic but I had to tell someone! https://buszcentrum.com/priligy.htm

  8. Pingback: walgreens pharmacy prices for ivermectil

  9. Pingback: hims priligy review

  10. hey there and thank you for your info – I’ve certainly picked
    up something new from right here. I did however expertise some technical
    points using this site, as I experienced to reload the web
    site a lot of times previous to I could get it to load properly.

    I had been wondering if your web host is OK? Not that I’m complaining,
    but sluggish loading instances times will very frequently affect your placement in google and could damage your quality score if advertising and marketing with Adwords.
    Well I’m adding this RSS to my email and can look out for
    a lot more of your respective exciting content. Ensure that you update
    this again very soon. https://buszcentrum.com/zithromax.htm

  11. Pingback: stromectol and antiparasitic potassium 875

  12. Pingback: stromectol and tylenol

  13. Pingback: ivermectin 400 mg

  14. Pingback: stromectol 875 mg for scabicide

  15. Pingback: is it safe to buy deltasone online uk

  16. Pingback: where to buy ivermectin lotion

  17. Pingback: ivermectin at amazon

  18. Pingback: keflex and stromectol

  19. Pingback: ivermectin to treat scabies

  20. Pingback: ivermectin at tractor supply

  21. Pingback: sublingual cialis

Leave A Reply

X