Série ‘Conheça a nossa categoria’: Sabrina Brüne, Assistente em Administração na UFPR Palotina

A série ‘Conheça a nossa categoria’, promovida pela Coordenação de Educação do Sinditest em parceria com a CIS/UFPR, está de volta. Desta vez, o projeto traz visibilidade aos relatos das técnicas e dos técnicos administrativos em educação que ocupam cargos de Assistente de Administração, Auxiliar de Administração e Auxiliar de Biblioteca.

“Conhecer e entender a nossa carreira ajuda a aumentar a empatia e a admiração não apenas pelos nossos fazeres diários, mas também pelo trabalho desempenhado pelos(as) colegas. E o mais interessante é que cada um possui uma experiência, que varia de acordo com o ambiente organizacional em que atuam, cada um com as suas particularidades”, ressalta Elis Regina Ribas, coordenadora do Sinditest.

Para inaugurar esta nova temporada, trazemos a entrevista de Sabrina Brüne, Assistente em Administração na UFPR Palotina, cargo preponderante em todas as atividades que perpassam o dia a dia das universidades, essencial para o pleno funcionamento das engrenagens que regem as instituições.

Na UTFPR os(as) Assistentes em Administração representavam em dezembro de 2020 46,35% da força de trabalho dos(as) TAES. Na Unila, em março de 2021 o mesmo cargo correspondia a cerca de 42% entre todos os cargos ocupados pelos técnicos e técnicas. Na UFPR nossos colegas ocupam, segundo dados de julho de 2021, cerca de 19,57% da força de trabalho representada pela nossa categoria.

Confira nas linhas a seguir um pouco do dia a dia da função:

Qual é a sua formação profissional?

Sabrina Brüne: Sou graduada em Secretariado Executivo Bilíngue.

Quanto tempo você atua no cargo na Instituição?

Sabrina Brüne: Estou na Universidade há 11 anos, no cargo de Assistente em Administração (nível D). Desde 2018, estou lotada na Seção de Expediente, na posição de chefe da seção.

Como é a rotina na sua Unidade de lotação? (compreendemos que rotinas de caráter sensível e sigiloso não precisam ser mencionadas).

Sabrina Brüne: Minhas principais funções são: assessorar os diretores do Setor, secretariar o Conselho Setorial e instrumentalizar os processos que precisam de apreciação nesta instância.

Além disso, eu auxilio no controle e emissão de portarias de comissões, comitês e bancas, presto assessoria nos processos eleitorais para os diversos cargos do Setor, redijo documentos oficiais, ofícios, editais e providencio as publicações também nos meios eletrônicos.

Oriento os servidores em procedimentos diversos, fornecendo resoluções e auxílio ao sistema e também ajudo nas publicações do Setor nas redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter).

Quais as principais atividades que no seu dia a dia são fonte de satisfação profissional e quais são as principais fontes de frustração?

Sabrina Brüne: O trabalho secretarial costuma ser mais rotineiro e por essa razão é uma das tarefas menos dinâmicas dentre as funções que exerço.

Porém, com a pandemia, a gestão dos documentos passou a ser 100% online, o que flexibilizou e agilizou as rotinas.

Sinto-me muito satisfeita profissionalmente fazendo parte do quadro administrativo da Universidade.

Eu nasci e cresci em Palotina e sempre acompanhei o envolvimento da UFPR com ações positivas de desenvolvimento do município.

Em tempos recentes, pudemos testemunhar como a UFPR se envolveu nas ações de combate a COVID-19 e tenho muito orgulho de poder participar disso.

Como sua função/atividades se relacionam com o cotidiano da instituição?

Sabrina Brüne: Acredito que a Seção na qual estou lotada atua como um ponto de intersecção entre as várias unidades do Setor. Os principais fluxos de comunicação passam pela minha unidade seja para encaminhamentos, seja para apreciação do Conselho Setorial, que é a instância máxima de decisão local.

Além disso, minha seção mantém canal aberto de comunicação e de fluxo de processos com as Coordenações de Curso, com os Departamentos, com o Financeiro e com outras unidades do Setor que são chaves para uma gestão eficiente da Direção.

Qual é a importância que você atribui ao desenvolvimento do seu trabalho?

Sabrina Brüne: Acredito que falo também pelos meus colegas que me precederam neste cargo que as funções exercidas são imprescindíveis para o bom andamento do Setor.

Gerenciamos uma quantidade considerável de processos e de informações cujo bom andamento é pré-requisito para que toda a gestão do Setor seja eficiente.

Releia as entrevista realizadas na primeira temporada da série: digite no seu buscador os temos “conheça a nossa categoria Sinditest”.

Assessoria de Comunicação do Sinditest-PR