Sem funparianos, HC vive período de caos

Com a recente demissão de mais 182 funparianos e a redução no quadro dos funcionários da Funpar no Serviço de Arquivo Médico e Estatística (SAME), o Hospital de Clínicas (HC) da UFPR tem vivido dias de desordem e caos.

Pacientes e trabalhadores estão sentindo o impacto do demissão dos funparianos, com corredores lotados, filas intermináveis e até escassez de prontuários para a realização dos atendimentos, como informou o portal Plural.

A denúncia divulgada pelo portal revela que não havia prontuários disponíveis em 171 especialidades médicas atendidas nos 29 ambulatórios do HC. No prontuário, registram-se dados como histórico do paciente, exames realizados, doenças, alergias e consultas prévias.

Essa vergonhosa situação ilustra as dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores do HC, que estão reféns do deficit crônico de pessoal gerado pelas demissões dos funparianos. Além disso, a escassez dos prontuários comprova que os serviços prestados à população já estão sendo profundamente afetados.

Servidores também relataram ao Sinditest-PR que consultas na área de cardiologia foram canceladas sem aviso prévio aos pacientes.

A saída apontada pela Superintendência do HC é mais precarização: ela declarou que espera celeridade dos processos de licitação que resultarão na abertura de cargos terceirizados para substituir os funparianos demitidos.

O Sinditest-PR já havia alertado tanto a administração do HC como a da UFPR sobre o caos que seria gerado no hospital com a demissão dos funparianos. Por isso o sindicato atuou diretamente para evitar essas demissões, mostrando que as consequências seriam graves não só para os pacientes, mas para todo o quadro de funcionários RJU e da Ebserh que continuam atuam lá.

Recentemente, em reunião com a direção do HC, a diretoria do sindicato se posicionou contra a contratação apressada de terceirizados e cobrou um posicionamento da Ebserh quanto à sobrecarga de trabalho que está recaindo sobre os demais trabalhadores.

Apesar de a direção ter informado que irá reduzir o número de consulta para os próximos meses, o Sinditest-PR cobra, novamente, medidas emergenciais para solucionar o caos que se instalou nas dependências do HC nos últimos dias.

Fonte: Sinditest-PR