Se reitoria não retroceder, greve pode começar em 1º de março

Caso a reitoria da UFPR não volte atrás em medidas tomadas nas últimas semanas, como a implantação do ponto eletrônico e o aumento dos RUs para servidores, os técnicos administrativos da UFPR podem entrar novamente em greve a partir de 1º de março.

A decisão foi tomada na manhã desta quarta-feira, 03, durante assembleia da categoria.

Antes disso, porém, deve haver uma rodada de negociação entre a diretoria do Sinditest-PR e a administração da Universidade na próxima sexta-feira, 05. Uma nova assembleia de servidores acontece em 24 de fevereiro. Nessa data, que também será um dia de paralisação em toda a UFPR, a categoria decidirá pela adesão à greve ou não.

Em janeiro, o preço da refeição nos restaurantes universitários mais que triplicou para os servidores, indo de R$ 1,90 para R$ 6. “Eu me recuso a pagar R$ 6 em um bandejão”, resumiu Anderson Spier Gomes, diretor do Sinditest-PR. Pouco depois, a administração anunciou a implantação do ponto eletrônico em toda a universidade para o dia 1º de março.

A decisão descumpre o acordo firmado entre representantes da reitoria e do sindicato na greve do ano passado. À época, a administração se comprometeu a não implantar o ponto eletrônico enquanto os processos solicitando a jornada flexibilizada de 30 horas parados na Secretaria de Órgãos Colegiados (SOC) não fossem enfim analisados. Também ficou acertado que setores que antes não haviam encaminhado os processos teriam tempo para fazê-lo.

Setores como Litoral e de Bibliotecas ainda não têm as 30 horas homologadas. A partir de 1º de março, então, precisariam fazer 40 horas semanais.

“As 30 horas são uma pauta histórica do movimento dos trabalhadores, não apenas nossa. Não estamos inventando a roda. Lá atrás, no século XVIII, XIX, a pauta eram 60 horas, depois 44 horas, até chegar nas 30. Hoje, nós puxamos essa pauta, porque em muitos aspectos a universidade é uma espécie de laboratório da sociedade”, definiu Carlos Pegurski, coordenador-geral do Sinditest-PR.

De acordo com Carlos, as 30 horas “colaboram com um projeto de universidade democrática e popular”. Ele usou como exemplo as bibliotecas do campus da UFPR de Jandaia do Sul, que fecham para o almoço e depois encerram às atividades às 18 horas. Com as 30 horas, dois servidores fariam seis horas diárias, em turnos contínuos, o que possibilitaria que as bibliotecas não fechassem para o almoço e o horário de encerramento fosse estendido. “Isso beneficia a comunidade, não é uma regalia pra gente”, resumiu Carlos.

Em teoria, a UFPR tem as 30 horas regulamentadas desde 2011, com a resolução 56/11, do Conselho Universitário (Coun). “Não começou agora, não é uma luta recente”, lembrou Carla Cobalchini, diretora do Sinditest-PR. “O problema é que no momento da implantação essa resolução ficou muito subordinada às chefias de departamento. A administração não tomou a frente.”

Aumento no RU
De acordo com o diretor do Sinditest-PR Anderson Spier Gomes, a decisão de aumentar o preço da refeição nos RUs, tomada unilateralmente pela Pró-Reitoria de Administração (PRA), por meio de portaria, é ilegal. “Essa decisão deveria ter sido tomada pelo Coplad [Conselho de Planejamento e Administração], que é o órgão responsável pelas taxas cobradas dentro da Universidade, e não por um pró-reitor, com uma canetada”, discursou. “No centro da cidade, nós ainda temos opções. Mas há locais em que não há um restaurante por perto.”

Um Conselho dos Usuários dos Restaurantes Universitários, segundo Anderson, também foi criado em 2002 dentro da UFPR. “Mas só existe no papel, nunca foi executado.”

Por isso, a assessoria do Sinditest-PR já preparada uma ação para questionar o aumento na Justiça.

Para Maurício de Souza, servidor da UFPR Litoral, o aumento dos RUs para servidores é uma tentativa de expulsar os técnicos de alguns espaços da Universidade. “Na prática, é isso”, acredita ele.

A reunião da próxima sexta-feira, 05, foi chamada pela reitoria, com o aumento dos RUs como único ponto de pauta. O Sinditest-PR, no entanto, aproveitará a oportunidade para tentar negociar a entrada em vigência do ponto eletrônico.

Sandoval Matheus,
Assessoria de Comunicação  do Sinditest-PR

1. Pingback: fr free fuck dating

2. Someone essentially help to make severely posts I might state. This is the first time I frequented your web page and to this point? I surprised with the analysis you made to create this particular post amazing. Wonderful activity!

3. When I originally commented I clicked the “Notify me when new comments are added” checkbox and now each time a comment is added I get several e-mails with the same comment. Is there any way you can remove me from that service? Thanks a lot!

4. It is in reality a nice and helpful piece of info. I am satisfied that you shared this helpful information with us. Please keep us up to date like this. Thanks for sharing.

5. Have you ever considered about adding a little bit more than just your articles? I mean, what you say is fundamental and all. But just imagine if you added some great visuals or video clips to give your posts more, “pop”! Your content is excellent but with images and video clips, this blog could certainly be one of the best in its niche. Excellent blog!

6. Just want to say your article is as surprising. The clarity in your post is simply great and i can assume you are an expert on this subject. Fine with your permission let me to grab your feed to keep up to date with forthcoming post. Thanks a million and please continue the rewarding work.

7. Do you have a spam problem on this blog; I also am a blogger, and I was wondering your situation; we have developed some nice methods and we are looking to trade strategies with other folks, please shoot me an email if interested.

8. I do believe all the ideas you’ve presented to your post. They’re really convincing and will certainly work. Nonetheless, the posts are too quick for newbies. May you please lengthen them a little from next time? Thanks for the post.

9. This post was amazing i try to read your blog fairly often, and you’re constantly coming out with pretty great stuff. I shared this on my blog, and my followers loved it. I really admire the very good work 🙂

10. I seriously love your website.. Pleasant colors & theme. Did you build this website yourself? Please reply back as I’m hoping to create my very own website and would like to know where you got this from or exactly what the theme is called. Thank you!

11. After looking at a few of the articles on your web page, I truly like your technique of writing a blog. I book-marked it to my bookmark site list and will be checking back soon. Please visit my website as well and let me know your opinion.

12. I did however expertise a few technical points using this website, as I experienced to reload the web site lots of times previous to I could get it to load correctly.

13. Hi there, I discovered your site by means of Google at the same time as looking for a related subject, your web site came up, it looks great. I have bookmarked it in my google bookmarks.

14. Heya i am for the first time here. I came across this board and I to find It truly helpful & it helped me out much. I’m hoping to provide something back and help others like you aided me.

15. I’ve been surfing online greater than three hours as of late, yet I by no means found any fascinating article like yours. It¡¦s lovely value enough for me. In my view, if all site owners and bloggers made just right content as you probably did, the internet can be much more useful than ever before.

16. Pretty nice post. I just stumbled upon your blog and wished to say that I’ve truly enjoyed surfing around your blog posts. In any case I will be subscribing to your feed and I hope you write again very soon.