Restrições impedem contratação de TAEs da Comunicação em Universidades Federais

Uma série de normativas emitidas nos últimos anos está causando um impacto significativo nas atividades de comunicação das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) do Brasil. A portaria MPDG/443/18, promulgada em 2018, abriu a possibilidade de terceirização dos serviços de comunicação, inclusive na área da comunicação inclusiva, resultando na proibição da contratação de Tradutores e Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras). A subsequente proibição de concursos para cargos essenciais à área de Comunicação, como jornalismo, publicidade, relações públicas, design gráfico e outros, através do Decreto 10.185/19, amplificou ainda mais a crise.

Coordenadora Elis Regina Ribas

“O impacto desse cenário se estende por diversas esferas. A impossibilidade de abertura de concursos e a falta de redistribuição entre as instituições geram uma lacuna preocupante nos quadros de pessoal. Isso resulta em um caos generalizado nas atividades de Comunicação Institucional, comprometendo a capacidade das IFES de compartilhar suas conquistas, projetos e ações com a sociedade de forma clara e abrangente”, explica a coordenadora Elis Regina Ribas.

Neste contexto, o Sinditest-PR se coloca ao lado da categoria e manifesta total apoio à luta pela revogação das normativas que impõem essas restrições. É imperativo que os Reitores e as autoridades competentes reconheçam a relevância da Comunicação Institucional como um pilar estratégico tanto para o desenvolvimento das Universidades quanto para a construção de uma sociedade mais informada e participativa.

“A palavra “comunicação”, derivada do latim “communicatio” e do verbo “communicare”, carrega o significado intrínseco de compartilhar e tornar comum. O apelo pela revogação dessas normativas é uma busca por resgatar essa essência da comunicação nas IFES, permitindo que essas instituições continuem cumprindo seu compromisso de produzir e difundir conhecimento de maneira acessível e abrangente”, finaliza a dirigente.

Assessoria de Comunicação do Sinditest-PR