Relembrando: hoje (18) tem assembleia na UTFPR para debater congelamento da carreira

Reforçando o que já foi divulgado, o Sinditest-PR realizará hoje (18), às 15 horas, uma Assembleia Local com os servidores da UTFPR no Miniauditório do Campus Curitiba, para debater as medidas da reitoria, que determinou o congelamento imediato de diversos direitos, antecipando-se a uma determinação do Ministério da Educação (MEC, em uma mais ataque aos servidores).

Em ofício enviado para todas as universidades federais, o MEC indicava o congelamento de todas as carreiras (TAEs e docentes) e o corte generalizado de despesas.

Mas diferentemente de outras instituições, que ainda avaliam os impactos dessa medida do governo Bolsonaro, a reitoria da UTFPR atropelou a discussão e emitiu o Ofício 91/2020 – DIRGEP, aplicando de forma generalizada as orientações do Ministério e congelando, a partir de fevereiro, os seguintes direitos:

– progressão de qualquer natureza

– promoção

– aceleração da promoção

– retribuição por titulação

– incentivo à qualificação

– RSC

– gratificação por encargo de curso e concurso

– adicional noturno

– horas extras

– adicional de insalubridade (inclusão de novas)

– adicional de periculosidade (inclusão de novas)

– substituições de chefia

– novas solicitações de auxilio transporte

– indenização de férias, rescisão e aposentadoria

– novas solicitações de ressarcimento à saúde, auxilio natalidade, pré-escolar, bancas, GECC e

– processos similares que resultem em despesas novas.

Diante da postura lamentável da reitoria da UTFPR, as servidoras e os servidores técnico-administrativos precisam dar uma resposta. Por isso, é extremamente importante a participação de todas e de todos na assembleia de hoje (18).

Os ataques do governo Bolsonaro estão crescendo. Há muitos outros em andamento. Somente com a organização e a participação coletiva teremos condições de enfrentá-los, e de impedir que as administrações das universidades decidam implementar esse projeto que não tem outro objetivo a não ser destruir as instituições federais de ensino.

Fonte: Sinditest-PR