Proposta do governo foi insuficiente, mas greve obteve ganhos, avaliam servidores da UTFPR Curitiba

Apesar da proposta de reajuste insuficiente feita pelo governo, a greve de quase 120 dias dos servidores técnico-administrativos das universidades federais obteve ganhos significativos. Avaliação foi feita na manhã desta sexta-feira, 25, por um grupo de servidores da UTFPR Curitiba.

A oferta feita pelo Executivo, e que os técnicos administrativos de todo o país decidiram assinar – ao todo, 43 sindicatos foram favoráveis e 20 contrários –, é um reajuste de 10,5% dividido em dois anos: 5,5% em 2016 e 5% em 2017. A proposta inicial, no entanto, era de 21,7% parcelados em quatro anos. “Se dependesse do governo, ficaríamos quatro anos engessados. Se conseguimos diminuir esse tempo para dois anos, foi pelo esforço de cada um aqui”, pontuou Carlos Pegurski.

Na avaliação dele, a proposta também amortiza as perdas que os técnicos acumulariam até 2017. No caso de um servidor nível D P26, o déficit, que poderia superar os 29%, cai para 12,6%. Já para servidores nível E, em fim de carreira, as perdas girarão em torno de 3,6% com a assinatura do acordo.

Isso acontece por conta do step, a porcentagem que os servidores têm acrescida no salário a cada vez que sobem de nível na carreira. Com o aumento de 0,1% proposto pelo Executivo, em 2017 esse acréscimo será de 3,9% a cada “salto”. Como o step funciona na lógica de juros sobre juros – ou seja, a porcentagem dos níveis mais avançados é calculada em cima do que já foi somado nos níveis anteriores –, os servidores com mais tempo de casa tendem a ter perdas menores.

Carlos Pegurski defendeu a decisão tomada pela base do Sinditest-PR de assinar o acordo. “A proposta é insuficiente? É. Mas, se toda a vez a gente não aceitasse nada menos do que a inflação, desde 2011 não teríamos tido aumento nenhum”, disse.

Outro ganho proporcionado pela mobilização de 2015, segundo ele, foi a unificação das greves do serviço público federal. De acordo com Pegurski, isso deve se repetir em anos posteriores, o que dará mais poder de fogo ao movimento sindical. “A gente só vai conseguir tirar do papel da data-base com essa unidade”, previu.

Sem negociação

A exemplo do que acontece na UFPR, a reitoria da Universidade Tecnológica Federal do Paraná não tem sentado para negociar a pauta local com os servidores. Os técnicos entregaram o documento, com 24 reivindicações, nas mãos do reitor Carlos Cantarelli no dia 24 de julho, mas até agora não houve uma única reunião de negociação.

Por escrito, a reitoria apenas respondeu à pauta de maneira que os técnicos administrativos consideraram insatisfatória. Nada mais, apesar das solicitações da categoria para que as duas partes sentem para negociar. Na terça-feira, 29, se ainda não houver uma posição da parte da administração, os servidores se reunirão para discutir atos que pressionem a administração.

Greve burlada
Em meio à greve, a reitoria da UTFPR burlou a paralisação dos servidores da secretaria da universidade. Responsáveis pela confecção dos crachás funcionais, eles foram substituídos por uma empresa terceirizada. A reclamação foi feita na manhã de hoje pelo servidor Sérgio Caponi. “Eu me senti insultado. Não existe nenhum respeito pelo material humano.”

Sandoval Matheus,
Assessoria de Comunicação do Sinditest-PR.

1. Pingback: does craigs list have a free dating site?

2. Холостячка 2 сезон https://bit.ly/39ioLkW Смотреть онлайн шоу Холостячка 2 сезон на СТБ.
    Пост шоу можно смотреть тут. Холостячка стб 2 сезон 1-2 серия

3. Сериал и фильмов о Чернобыль было очень много, все они по-своему интересны. Однако именно американский канал HBO создал действительно интересный. Сериал чернобыль 1 серия. Смотреть новые сериалы бесплатно.

4. Консультация психолога онлайн.

Услуги психолога Приглашаем вас на консультации детского психолога.
    Консультация психолога
    в Киеве Услуги консультации психолога.

Заказать консультацию психолога.

Консультация Психолога – Профессиональная поддержка.
    Помощь профессионального Психолога.

5. Cмотреть сериалы онлайн, Озвучка – Перевод Амедиа, LostFilm, ньюстудио, Оригинал (+субтитры) Холостячка 2 сезон 7 серия смотреть онлайн Рик и Морти, Элита, Мир Дикого Запада, Вампиры средней полосы, Звоните ДиКаприо!, По ту сторону изгороди – все серии, все сезоны.

6. Pingback: group sex games spin the bottle

7. Proper say of ivermectin cream cost. ivermectin cost at walmart is foremost enchanted as a sole dosage with a generous drinking-glass (8 ounces) of water on an empty inclination (1 hour to come breakfast), unless otherwise directed by way of your doctor. To expropriate certain up your infection, decide this prescription exactly as directed. Your doctor may penury you to engage another amount every 3 to 12 months. Your doctor may also rule a corticosteroid (a cortisone-like nostrum) to save certain patients with river blindness, particularly those with stony symptoms. This is to help reduce the irritation caused by means of the eradication of the worms. If your doctor prescribes these two medicines together, it is important to remove the corticosteroid along with stro-me-ctol. Pilfer them exactly as directed sooner than your doctor. Do not miss any doses. Dosing. The dosage of this nostrum force be different on peculiar patients. Observe your doctor’s orders or the directions on the label. The following poop includes at best the average doses of this medicine. If your quantity is separate, do not modulation it unless your doctor tells you to do so. The amount of medicine that you clutch depends on the tenacity of the medicine. Also, the include of doses you swallow each period, the time allowed between doses, and the length of nevertheless you study the remedy depend on the medical imbroglio in behalf of which you are using the medicine.