Primeira semana de assembleias locais prepara servidores para mobilização de 18 de março

Durante a primeira rodada das assembleias locais do Sinditest-PR de 2020, encerrada nesta quinta-feira (13), TAEs de várias localidades puderam tirar dúvidas a respeito dos efeitos do Plano Mais Brasil do Governo Bolsonaro em suas vidas e também na piora das condições do serviço público. Os encontros servem de preparação para a grande mobilização de 18 de março, o Dia da Greve Geral da Educação.

Nesta primeira semana, as assembleias foram realizadas em campi da UFPR da Reitoria, Rebouças, Botânico, Centro Politécnico, Santos Andrade e Biológicas. Na quarta-feira (12), na Praça Santos Andrade, os servidores participaram da Universidade na Praça, com panfletagem esclarecendo a população sobre os efeitos das propostas do governo.

O Plano Mais Brasil é um conjunto de Propostas de Emendas Constitucionais (PECs) apresentadas pelo governo e que têm como principal efeito o sucateamento do Serviço Público por meio de diminuição de recursos, de pessoal e de salários.

A PEC Emergencial (PEC 186/2019) quer permitir redução de jornada de trabalho e de salários em 25%. Ela também congela carreiras proibindo progressões e promoções, e impede a realização de novos concursos.

A PEC dos Fundos (PEC 187/2019) pretende extinguir todos os fundos públicos, transferindo o dinheiro deles para pagamento de dívidas. Ela também passa a exigir lei complementar para criação de novos fundos. Os fundos públicos são muito utilizados para financiar obrigações governamentais em áreas como a saúde e a educação.

A PEC do Pacto Federativo (PEC 188/2019) desindexa despesas obrigatórias como salários de servidores, saúde e educação. Ela inclui a folha de pagamento dos aposentados nos gastos com saúde e educação. Com isso, o governo passaria a ter que destinar menos recursos a essas áreas. A proposta ainda proíbe que estados e municípios criem dívidas para pagamento de salários e verbas de custeio.

Confira os dias, horários e locais das próximas assembleias:

DATA ATIVIDADE HORA LOCAL
17/02 Assembleia Local – Campus Agrárias UFPR 9h30 Auditório da Direção do Setor
17/02 Assembleia Local – Campus Juvevê UFPR 14h Auditório
18/02 Assembleia Local – Departamento de Artes UFPR 9h30 Auditório